Avaliação de ruído em escolas

Authors

  • Ramon Fernandes Hans

Abstract

O trabalho apresenta uma avaliação dos níveis sonoros nos locais utilizados para a prática de ensino dos alunos da Fundação Liberato Salzano, em Novo Hamburgo. Existem pesquisas mostrando que os níveis de ruído em escolas estão acima do nível de conforto acústico, devido aos ventiladores, sistemas de aquecimento, equipamentos de laboratório, conversas dos indivíduos, e pelo fato de existir uma certa despreocupação e desconhecimento, por parte dos governos, administradores escolares, professores e alunos, dos efeitos negativos do ruído sobre a saúde do ser humano e sobre o rendimento escolar. Na Fundação, escolheram-se as salas de aula, laboratórios, salas de apoio e as salas administrativas, para identificar a ocorrência de ruído acima do estabelecido pela Norma Brasileira (NBR 10152) e comparar com os dados bibliográficos. Em cada ambiente, que apresentam a presença de alunos, mediram-se os níveis sonoros equivalentes (Leqs) e os níveis de pressão máximos e mínimos (NPSmáx. e NPSmín.). Foram realizadas medições dos espectros de freqüência, tanto no ambiente quanto em indivíduos específicos, permitindo analisar o tipo de ruído. Realizou-se, como uma ação paralela, questionários, junto a servidores e alunos, indagando sobre as condições ambientais e acústicas. Todos os dados foram tratados estatisticamente. Comparando-se os níveis equivalentes recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para salas de aula e laboratórios [40 a 50 dB(A)], bibliotecas [35 a 45 dB(A)] e circulação e áreas comuns [45 a 55 dB(A)], observa-se que, independente do turno, todos os valores encontrados estão acima dos valores máximos estipulados pela norma. As salas de aula e laboratórios apresentaram Leq médio de 71,6 dB (A), com NPSmáx de 105dB(A) e NPSmín. de 40,4 dB (A), onde se tem como fontes de ruído as vozes, movimentação de mobiliário, equipamentos de laboratório e circulação de pessoas. Nas áreas de circulação, bar e ginásio ocorre um Leq médio de 74,8 dB (A), com NPSmáx de 97,1 dB (A) e NPSmín de 49,0 dB (A), sendo a grande fonte de ruído as vozes entre alunos. Finalizando, foram medidas as salas administrativas e de apoio onde foi encontrado um Leq médio de 70,1 dB (A), com NPSmáx de 108,6 dB (A) e NPSmín de 55,7 dB (A), para as seguintes fontes de ruído: vozes, sistema de ar condicionado, telefone e movimentação de mobiliário. Esses resultados comprovam que na Fundação existem os mesmos níveis de ruído que em outros países.
Palavras-chave: Ruído; som; acústica.


Abstract
This paper presents an analysis of noise levels at locals which are used for teaching at Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, in Novo Hamburgo. We can find a great number of researches showing that noise levels in schools are high due to the presence of fans, heating systems, laboratory equipment, people talking, and also the fact that the government, school directors, teachers and students are not always concerned and aware of the negative effects of noise upon human health and student output. Classrooms, courses, support and administrative rooms were chosen to be analyzed at Fundação Liberato. It is believed that noise levels higher than those established by the Brazilian law (NBR 10152) will be found. Frequency spectrum were carried out, both on environment and humans, this way allowing the analysis of the kind of noise. A parallel research was developed through a questionnaire answered by employees, teachers and students about environmental condition and acoustic. It was observed that, in the morning, afternoon or evening, all values were higher when compared with the Brazilian Association of Technical Rules for the classrooms and laboratories [35 to 45 dB(A)], libraries [35 to 45 dB(A)], and circulation and common areas. Classrooms and laboratories show medium Leq of 71,7 dB(A), with SPLmax of 105 dB(A) and minimum of 40,5 dB(A), where we find noise sources such as voices, furniture and laboratory equipment movement and circulation of people. A medium Leq of 74,8 dB(A), with SPLmax. Of 97,1 dB(A) and SPLmin. of 49 dB(A) occur at circulation areas, bar and gymnasium – the greatest source is the noise among students. The administrative and support rooms were also measured. In these rooms, a medium Leq of 70,1 dB(A), with maximum SPL of 108,6 dB(A) and minimum of 55,7 dB(A) were found for the following noises sources: voices, air-conditioning system, telephone, and furniture movement.
Key words: Noise; acustics; sound.

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Artigos livres