Produção de jogos interativos: um espaço de construção hipertextual coletiva
Abstract
A tecnologia dos computadores, que aos poucos vem invadindo as salas de aula, pode possibilitar novas formas de integração de trabalhos ainda pouco exploradas ou desconhecidas pelos professores. Neste contexto, sistemas de hipertexto baseados em computadores surgem como uma ferramenta relevante para desvelar novas formas de construção textual, tais como o hipertexto coletivo. Este estudo envolve a análise da produção de jogos interativos, elaborados em computador, a partir da construção de narrativas coletivas hipertextuais.
Palavras-chave: Informática na educação, Sistemas de Hipertexto, Hipertexto Coletivo, Chat, RPG.
Abstract
The computer technology, which has been slowly entering our classrooms, can give possibilities to new ways of integrated work not very explored yet or even unknown by teachers. In this context, computer based hypertext systems appear as a relevant tool to unveil new models of textual construction such as collective hypertext. This study involves the analysis and production of interactive games, prepared on computers, involving the construction of collective hypertextual narrative.
Key words: Informatics in education, hypertext, hypertext systems, collective hypertext, Chat, RPG.
Downloads
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.