SOFTWARE PARA CRIAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS INTERATIVOS PARA PRÁTICAS DE ENSINO DE MEDICINA
Abstract
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do software SIACC criado para ser utilizado como apoio didático-pedagógico em sala de aula, auxiliando professores e alunos de turmas dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Como resultado, obteve-se um software robusto, de operação simples, que permite que sejam construídos casos de estudo médicos totalmente interativos, sem um formato predefinido, fornecendo ao professor total autonomia em relação à estrutura e à sequência com que as informações serão apresentadas aos alunos. O software tem a capacidade de criar históricos da navegação dos alunos, fornecendo subsídios para uma análise das ações tomadas por eles, além de facilitar a sua utilização em diversos locais, uma vez que não existe a obrigatoriedade de se concluir um caso de estudo iniciado, podendo este ser concluído em outro momento. De modo geral, o sistema atendeu de forma satisfatória aos objetivos propostos.
Palavras-chave: Ensino de medicina. Casos interativos. Simulação médica.
ABSTRACT
This paper presents the development of software SIACC created to be used as didactic teaching in the classroom, assisting teachers and students in classes courses healthcare from the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre. As a result there was obtained a robust software, easy to operate, which allows the medical study cases are constructed fully interactive, without a pre-defined format, providing the teacher full autonomy in relation to the structure and sequence information will be presented to students. The software has the ability to create historical navigation of students by providing subsidies to an analysis of the actions taken by the same, besides facilitating its use in many locations since there is no requirement to complete an initiated study case because it can be concluded at another time. In general the system responded satisfactorily to the proposed objectives.
Keywords: Medical Education. Interactive Cases. Medical Simulation.
Downloads
Published
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.