Desenvolvimento de uma rede colaborativa de formação de professores do município de Novo Hamburgo para a educação inclusiva de paralisados cerebrais e deficientes visuais
Resumo
O presente trabalho é o resultado da análise de um curso a distância, que foi realizado no Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, RS, por um período de 100 horas. A proposta do curso foi de promover reflexões e debates sobre educação inclusiva, verificar e analisar as interações e como este conhecimento pode ser utilizado na prática, em sala de aula, com alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Também, pretendia analisar as principais dificuldades encontradas pelos alunos no uso da ferramenta e no novo paradigma de ensino não presencial.
Palavras-chave: Educação a distância, educação inclusiva, necessidades educacionais especiais.
Abstract
The present work is the result of the analysis of an on line course that was held at Centro Universitário Feevale, in Novo Hamburgo, RS, for a period of 100 hours. The proposal of the course was to promote reflections and debates about inclusive education, to verify and to analyze the interactions and how this knowledge can be used in practice, in the classroom, with students that have special educational necessities. It also aimed to analyze the main difficulties found by the pupils in the use of the tool and the new paradigm of on line education.
Key words: Distance education, inclusive education, special educational necessities.
Downloads
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
• The authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication with the work licensed under the Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Authors are encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this may increase the impact and citation of the published work.