Produção de jogos interativos: um espaço de construção hipertextual coletiva

Autores

  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani

Resumo

A tecnologia dos computadores, que aos poucos vem invadindo as salas de aula, pode possibilitar novas formas de integração de trabalhos ainda pouco exploradas ou desconhecidas pelos professores. Neste contexto, sistemas de hipertexto baseados em computadores surgem como uma ferramenta relevante para desvelar novas formas de construção textual, tais como o hipertexto coletivo. Este estudo envolve a análise da produção de jogos interativos, elaborados em computador, a partir da construção de narrativas coletivas hipertextuais.
Palavras-chave: Informática na educação, Sistemas de Hipertexto, Hipertexto Coletivo, Chat, RPG.


Abstract
The computer technology, which has been slowly entering our classrooms, can give possibilities to new ways of integrated work not very explored yet or even unknown by teachers. In this context, computer based hypertext systems appear as a relevant tool to unveil new models of textual construction such as collective hypertext. This study involves the analysis and production of interactive games, prepared on computers, involving the construction of collective hypertextual narrative.
Key words: Informatics in education, hypertext, hypertext systems, collective hypertext, Chat, RPG.

Downloads

Edição

Seção

Artigos livres