UNIVERSIDADE E EMPRESAS: AGENTES DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO PARA PRÁTICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale
  • Margarete Panerai Araújo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v6i1.928

Resumo

As temáticas inovação, conhecimento e responsabilidade social vêm sendo motivo de novas pesquisas e investigações das ciências sociais aplicadas, parecendo concentrar muitas preocupações atuais de nossa sociedade. As empresas privadas e as universidades envolvidas com essas novas orientações vêm pautando programas sob diferentes enfoques, de forma a avançar na construção desses conceitos. Tal fenômeno tem sido foco de estudos na região do Vale do Sinos mediante interface entre áreas das ciências sociais aplicadas. A metodologia de pesquisa utilizada corresponde às técnicas exploratórias com uma abordagem qualitativa. Objetiva-se aqui apresentar teoricamente as bases de implantação da Responsabilidade Social na universidade, como política de expressão do compromisso social com os diferentes públicos envolvidos, bem como geradora de ações socialmente empreendedoras, de inovação e de conhecimento, que são desencadeadas concomitantemente.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Inovação. Conhecimento. Empresas. Universidades.

Downloads

Como Citar

Freitas, E. C. de, & Araújo, M. P. (2016). UNIVERSIDADE E EMPRESAS: AGENTES DE INOVAÇÃO E CONHECIMENTO PARA PRÁTICAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 6(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v6i1.928

Edição

Seção

Artigos Livres