REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA?

Autores

  • Denise Castilhos de Araújo Universidade Feevale
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.909

Resumo

Muitos são os temas abordados e as atitudes sugeridas pelas campanhas publicitárias, mas aquelas dirigidas para a população feminina trazem alguns aspectos bem marcantes, principalmente no que diz respeito ao comportamento, ao gosto, à desenvoltura, aos ideais, à aparência feminina. Em muitos momentos, a mulher pode se sentir como que orientada por um manual de comportamento social, papel agora exercido pela publicidade. Por outro lado, viu-se, a partir de 2005, a presença de anúncios publicitários que rompiam com esse posicionamento, como a proposta da empresa Dove. O objetivo deste artigo é analisar a campanha intitulada Real beleza Dove, buscando respostas para o seguinte problema: a campanha da empresa Dove propõe uma reestruturação do imaginário feminino ou, simplesmente, aponta para outra estratégia de marketing? A análise da campanha é realizada através do uso da Hermenêutica da Profundidade de Thompson.

Palavras-chave: Campanha pela Real Beleza. Imaginário. Corpo Feminino. Publicidade.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Araújo, D. C. de, & Sanfelice, G. R. (2008). REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA?. Revista Gestão E Desenvolvimento, 5(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.909

Edição

Seção

Artigos Livres