A APROPRIAÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS ESTUDOS DE GESTÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NA LITERATURA

Autores

  • Kelly Maria Paz e Silva Universidade de Pernambuco
  • Henrique Muzzio Universidade Federal de Pernambuco
  • Jackeline Amantino de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2731

Palavras-chave:

Inovação, Métricas, Economia criativa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como a criatividade tem sido apropriada nos estudos de gestão dos últimos cinco anos por meio de uma revisão integrativa de literatura. A revisão integrativa foi realizada com o apoio da plataforma SPELL, utilizando os seguintes filtros: Palavra-chave: criatividade; Período da publicação: janeiro de 2015 a janeiro de 2020; Tipo de documento: artigo; Idioma: português. Esta busca resultou num quantitativo de 32 (trinta e duas) publicações. Com a leitura acurada dos resumos, foram excluídos 8 (oito) artigos do corpus, pois tratavam de temas que não levavam em consideração a prática da criatividade nas organizações, totalizando 24 (vinte e quatro) artigos. Realizou-se a leitura do corpus e como resultados foram criados quadros que correspondem às matrizes de síntese das categorias temáticas, delimitadas como: “Relações entre criatividade e inovação”; “Métricas para aferir a criatividade”; Criatividade como insumo para a economia criativa”; e “Outras perspectivas emergentes”. Percebe-se uma heterogeneidade temática dos estudos do corpus, tendo-se como recomendações que futuros estudos possam abordar a inter-relação entre a criatividade e a inovação, elementos da gestão da criatividade, abordagens qualitativas como alternativas às métricas e a possibilidade de estudos em contextos diferenciados, como negócios sociais, empreendimentos turísticos e organizações públicas.

Biografia do Autor

Kelly Maria Paz e Silva, Universidade de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). Professora na Universidade de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: kelly.mpsilva2@ufpe.br

Henrique Muzzio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: henrique.muzzio@ufpe.br

Jackeline Amantino de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal de Pernambuco (Recife/Brasil). E-mail: jackeline.andrade@ufpe.br

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza/Brasil). Professor na Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza/Brasil). E-mail: cesar.lacerda@uece.br

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Paz e Silva, K. M., Muzzio, H., Andrade, J. A. de, & Lacerda, C. C. de O. (2022). A APROPRIAÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS ESTUDOS DE GESTÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NA LITERATURA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 19(1), 80–104. https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2731