CALÇADÃO OU SHOPPING CENTER? PERCEPÇÃO DE QUALIDADE NA VISÃO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO

Autores

  • Lindemberg Costa Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Leonilde da Conceição Silva Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar-MA
  • César Henrique Souza Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Liana Eida Marques dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2683

Palavras-chave:

Marketing de varejo; Gestão da qualidade; Gestão comercial.

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar a qualidade percebida das lojas do calçadão versus as lojas dos shopping centers na visão do consumidor brasileiro. Como ferramenta para coletar os dados, utilizou-se o Retail Service Quality (RSQ) estruturado em 28 (vinte e oito) perguntas, analisando os seguintes construtos: aspectos físicos, confiabilidade, interações pessoais, solução de problemas e políticas internas. Pretende-se ainda, em caráter experimental, identificar se a percepção de qualidade do consumidor em relação a um mesmo produto é alterada quando vendido em “praças” diferentes. Os resultados evidenciam que em média o shopping center tem mais características de qualidade em comparação com o calçadão. Segurança, climatização e entretenimento oferecido pelos shoppings são os principais diferenciais estratégicos na percepção de qualidade do consumidor, tornando-se vantagens estratégicas em comparação com os empresários do calcadão. Identificou-se ainda que a percepção de qualidade dos produtos vendidos em shopping center é maior do que os produtos vendidos no calçadão.

Biografia do Autor

Lindemberg Costa Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Administração pela Fucape Business School (Vitória/Espírito Santo/Brasil). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Porto Franco/Brasil). E-mail: lindemberg.junior@ifma.edu.br

Leonilde da Conceição Silva, Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar-MA

Mestra em Administração e Contabilidade pela Fucape Business School (São Luís-MA/Brasil). Professora na Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar-MA (Paço do Lumiar/Brasil). E-mail: leonilde.mally@gmail.com

César Henrique Souza Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Administração pela Fucape Business School (Vitória/Espírito Santo/Brasil). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Pinheiro/Brasil). E-mail: cesar.lima@ifma.edu.br

Liana Eida Marques dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra em Administração pela Fucape Business School (Vitória/Espírito Santo/Brasil). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Timon/MA). E-mail: liana.reis@ifma.edu.br

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Costa Junior, L., da Conceição Silva, L., Henrique Souza Lima, C. ., & Eida Marques dos Reis, L. (2022). CALÇADÃO OU SHOPPING CENTER? PERCEPÇÃO DE QUALIDADE NA VISÃO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 19(1), 130–153. https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2683