TRIBO DE CONSUMO DE ANIMES: O ANIME COMO UM TOTEM

Autores

  • Bruno Alves Catão EACH-USP
  • Claudia Rosa Acevedo EACH-USP
  • Eduardo Correa de Godoy EACH-USP

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v14i2.1126

Resumo

O presente estudo é uma análise etnográfica das tribos de animes, com o objetivo de desvendar os valores, as práticas de consumo, a organização, o comportamento e a cultura da tribo. Utilizamos registros de vídeo, fotos e anotações de campo para coletar as informações da pesquisa de observação participante. Concluímos que os animes influenciam os estilos visuais, hábitos e padrões de consumo dos integrantes. O anime é o centro da atenção dos jovens. É uma espécie de “totem” da tribo de consumo. É devido ao consumo do anime que a tribo se forma. Os jovens pertencem ao anime e os anime lhes pertence. Isso ocorre de maneira que eles se tornam algo dentro de um todo, fortalecendo as suas identidades e conferindo sentido às suas vidas. O consumo dentro da tribo possui forte dimensão simbólica. Possuir produtos culturais relacionados aos animes contribui para a própria formação da identidade dos jovens e aumenta o seu comprometimento com a tribo. Isso é uma forma de se alcançar posições mais privilegiadas dentro da tribo. A tribo molda seus integrantes de maneira a levar a um certo nível de homogeneidade entre os indivíduos. Os valores dos jovens são os mesmos que permeiam as histórias dos mangás e que são oriundos da cultura japonesa.

Palavras-chave: Consumo. Tribos.  Anime.

 

ABSTRACT

The present study is an ethnographic analysis of the tribe of animes, with the aim of unveiling the values, consumption practices, organization, behavior and culture of the tribe. We use video records, photos, and field notes to collect data in a participant observation research methodology. We conclude that the animes influence the visual styles, habits and consumption patterns of its members. The anime is the center of attention of young people. It is a kind of "totem" of the tribe. It is due to the consumption of anime that the tribe is formed. The group belong to the anime and the anime belongs to them. This occurs in a way that they become something within a whole, strengthening their identities and give meaning to their lives. Consumption within the tribe has a strong symbolic dimension. Having cultural products related to animes contributes to the very formation of the identity of young people and increases their commitment to the tribe. This is a way to achieve more privileged positions within the tribe. The tribe shapes its members so as to lead to a certain level of homogeneity among individuals. The values of the group are the same that permeate the stories of the manga and that come from the Japanese culture.

Keywords: Consumption. Tribes. Anime.

Biografia do Autor

Bruno Alves Catão, EACH-USP

Bacharel em Marketing pela USP

Claudia Rosa Acevedo, EACH-USP

Graduada em Economia pela USP e doutorada em Administração de Empresas pela FGV - SP. Atualmente é professora  no curso de Marketing da EACH-USP e do Programa de Pós-graduação em Administração na PPGA/FMU. 

Eduardo Correa de Godoy, EACH-USP

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP/each. Graduando em Filosofia na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP/fflch(Curso que será concluído no atual segundo semestre de 2015). Realizou pesquisas na área de comportamento do consumidor como bolsista de iniciação científica. O estudo realizado utiliza como método a etnografia e versa sobre mídia e padrões de consumo. Interessa-se pelos usos dos meios e consumos decorrentes de produções midiáticas, área na qual busca dar continuidade aos seus estudos. Em sua formação teve especial apreço por disciplinas de comunicação, marketing e estética. Valoriza a interdisciplinaridade e a integração dos conhecimentos de áreas distintas. Atualmente estuda idiomas no núcleo de estudos de línguas estrangeiras (NELE), do departamento de Filosofia da USP. O estudo realizado pelo pesquisador teve continuidade mesmo após o termino da bolsa, deste modo estendeu-se longitudinalmente e recebeu dados incrementais.

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

Catão, B. A., Acevedo, C. R., & de Godoy, E. C. (2017). TRIBO DE CONSUMO DE ANIMES: O ANIME COMO UM TOTEM. Revista Gestão E Desenvolvimento, 14(2), 126–140. https://doi.org/10.25112/rgd.v14i2.1126