O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Suelen Geíse Telocken UFSM
  • Valéria Garlet UFSM
  • Rodrigo Favarin UFSM
  • Lúcia Rejane Madruga Docente na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marcelo Trevisan docente UFSM

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v14i1.1124

Resumo

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo evidenciar e comparar o comportamento de consumidor consciente nos diferentes níveis de escolaridade/aprendizagem dos estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal Brasileira. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com 290 alunos de diferentes níveis de ensino de Administração: técnico, graduação diurno, graduação noturno, mestrado e doutorado. Foi observado que onível de escolaridade/aprendizagem influenciou no comportamento de consumidor consciente nas dimensões de reciclagem, consciência ecológica e frugalidade, nas quais houve maior valor percentual identificado de consumo consciente entre os alunos do doutorado. Porém, este comportamento dos doutorandos não ocorreu na dimensão de economia de recursos. Logo, não se pode afirmar que os níveis mais altos de escolaridade estão associados ao nível de conscientização nas quatro dimensões apresentadas no estudo uma vez que os alunos do técnico e da graduação também manifestaram valores percentuais altos de conscientização desse consumo, respectivamente, na dimensão de reciclagem e na dimensão de economia de recursos, o que não foi constatado entre os alunos do mestrado. Com esse estudo, ressalta-se a importância de inserir a sustentabilidade como tema transversal não só nas universidades, mas em todas as escolas afim de criar e desenvolver a consciência sustentável.

Palavras-chave: Consumo Consciente. Educação. Sustentabilidade. Instituição Pública de Ensino Superior.

 

ABSTRACT

This study aimed to highlight and compare the conscious consumer behaviour among different levels of education / learning of management’s students from a Brazilian public university. A questionnaire was applied to 290 students from different levels of administration’s courses: technical, daytime graduation, graduation night, master's and doctorate to reach the aim. It was observed that the level of education / learning influenced the conscious consumer behaviour in the dimensions of recycling, environmental consciousness and thrift, in which there was identified a higher percentage of consumer consciousness among students of the doctorate. However, this behaviour of doctoral candidates not occurred in the dimension of recourses savings. Then, it can’t be said that higher levels of education are associated with the level of awareness in the four dimensions presented in the study, since students of technical and management graduation also showed high percentages of consumption awareness, respectively, in the dimension of recycling and resource savings, that was not found among the students of the master degree. This study highlights the importance of including sustainability as a cross-cutting theme not only in universities but in all schools in order to create and develop sustainable consciousness.

Keywords: Conscious Consumption. Education. Sustainability. Public Institution of Higher Education.

Biografia do Autor

Suelen Geíse Telocken, UFSM

Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria.

Valéria Garlet, UFSM

Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria.

Rodrigo Favarin, UFSM

Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

Telocken, S. G., Garlet, V., Favarin, R., Madruga, L. R., & Trevisan, M. (2017). O CONSUMO CONSCIENTE ENTRE OS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 14(1), 100–113. https://doi.org/10.25112/rgd.v14i1.1124