A INCLUSÃO DA MULHER APENADA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Adriana Rivoire Menelli de Oliveira Centro Universitário Metodista IPA
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Centro Universitário Metodista IPA
  • Tarcísio Staudt Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.910

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo de caso sobre a experiência do Centro Universitário Metodista Instituto Porto Alegre – IPA - na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre-RS, na qual o IPA oferece um Curso de graduação em Serviço Social com bolsa de estudos a apenadas e agentes penitenciários. Discute a situação da mulher no espaço prisional, a questão de gênero enquanto construção social, o estigma, a exclusão social da mulher, e mostra que a criminologia feminina é um fato social e não pode ser tratada de forma dissociada das questões de gênero. Além de apresentar algumas das vivências do curso em andamento, apresenta também a perspectiva de educação no presídio como possibilidade de enfrentamento da questão social.

Palavras-chave: Gênero. Estigma. Exclusão. Educação Prisional.

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Publicado

2008-01-01

Como Citar

Oliveira, A. R. M. de, Nonato, E. M. N., & Staudt, T. (2008). A INCLUSÃO DA MULHER APENADA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 5(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.910

Edição

Seção

Artigos Livres