QUAL EDUCAÇÃO PARA QUAL CRISE? A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO

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DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v15i2.1624

Resumo

A relação histórica a que se propõe este trabalho parte da necessidade de entender-se as estruturas da educação nacional a partir dos arranjos econômicos e políticos do Brasil como país periférico, na estrutura do sistema-mundo capitalista. A compreensão das mudanças educacionais parte do entendimento da estrutura histórica do capitalismo como sistema de acumulação produtiva no sistema-mundo a partir do que propõe Immanuel Wallerstein, e na teoria da longa duração e ciclos sistêmicos de acumulação proposta por Giovanni Arrighi. Para a abordagem da temática de um futuro para a educação nacional, é preciso compreender a construção histórica do Brasil como uma colônia, e as bases da sociedade cuja estrutura e funcionamento foram determinados pelo comércio externo e, portanto, como um empreendimento a serviço do capital comercial europeu. Seguindo as incertezas presentes nas teorias sistêmicas, busca-se compreender qual o futuro para a educação em um ‘novo sistema’. Enxerga-se a educação como um espaço de luta contra-hegemônica, que proporcione um ‘pensar’ com consciência crítica, ou seja, que promova participação de uma concepção de mundo que não é imposta, e sim elaborada pelo próprio sujeito.
Palavras-chave: História da educação. Crise. Sistema-mundo.

ABSTRACT
The historic relation, that is the purpose of this text, begins by understanding the structures of national education based on the political and economic arrangements of Brazil, that situate this State in a peripheral position in the structure of the capitalist World System. The comprehension of the education changes begins by the understanding of the historic structure of capitalism as a produtive accumulation system, according to Wallerstein’s World System theory and Arrighi’s Long Duration and systemic cycles of accumulation theory. We need to understand the historic construction of Brazil as a colony whose social bases are determined by the foreign commerce and, therefore, subordinate to the European Commercial capital, in order to approach the future of national education. We seek to comprehend what is the future for education in a ‘new system’, taking into account that the systemic theories state that the development of capitalism is uncertain. We understand education as a Counter-Hegemony struggling space, that provides a critical awareness thinking, based on the subject’s elaboration of a not imposed world conception.
Keywords: History of education. Crisis. World system.

Biografia do Autor

Ana Paula Krumel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Ciências Sociais, concentração na área da ciência e economia política

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Publicado

2018-07-13

Como Citar

Krumel, A. P. (2018). QUAL EDUCAÇÃO PARA QUAL CRISE? A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DO SISTEMA-MUNDO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 15(2), 74–96. https://doi.org/10.25112/rgd.v15i2.1624