O MERCADO DE FRANQUIAS E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO CAFETERIA

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale
  • Fabiana Maria Lucchesi Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.904

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar fatores que influenciam o empreendedor em optar por uma franquia ou por um negócio independente no ramo de cafeteria, demonstrando as possíveis vantagens e desvantagens do sistema de franchising nesse segmento. A pesquisa descritiva realizou-se através de questionários estruturados, aplicados a franqueadores e a franqueados integrantes do sistema franchising de cafeteria no Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que existem diversos motivos que podem influenciar o empreendedor na escolha desse tipo de negócio; existem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas adequadamente para subsidiar a tomada de decisão do empreendedor.

Palavras-chave: Franquias. Franchising. Empreendedor. Cafeteria.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Freitas, E. C. de, & Lucchesi, F. M. (2008). O MERCADO DE FRANQUIAS E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO CAFETERIA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 5(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.904

Edição

Seção

Artigos Livres