GESTÃO DA QUALIDADE E INOVAÇÃO: EVIDÊNCIAS PARA EMPRESAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO NO OESTE GOIANO

Autores

  • Camilla Rodrigues de Paulla ALFA – GO
  • Kavita Miadaira Hamza FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.332

Resumo

Uma organização que deseja obter sucesso precisa buscar e desenvolver inovações, sendo proativa e adiantando-se às demandas do mercado. A qualidade tem sido um dos meios utilizados para se conquistar diferenciação e estabilidade nos negócios. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar uma análise do Setor de Alimentos das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Oeste Goiano quanto à importância da gestão da qualidade para o aumento do grau de inovação. Para tanto foram utilizados os dados de 35 empresas atendidas pelo Programa ALI – Agentes Locais de Inovação. Os resultados mostraram que as MPEs encontram barreiras em inovação de processos diretamente relacionadas com qualidade. Isso se justifica pelo fato das MPEs pensarem que gestão da qualidade é aplicável apenas em grandes corporações, sendo que na realidade falta-lhes a capacidade de adaptação de ferramentas de controle para oferecer produtos com maior qualidade, eficiência, flexibilidade ou menor ciclo de produção, de modo a conquistar e fidelizar clientes. Destaca-se também, que as empresas que se preocupam em promover melhoria na gestão e utilizam softwares, inovam mais em produtos e as empresas que promovem melhoria em processos e utilizam novas técnicas de gestão apresentam resultado mais significativo em inovação de processos.

Palavras-chave: Qualidade. Inovação. Micro e Pequenas Empresas.

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

Paulla, C. R. de, & Hamza, K. M. (2015). GESTÃO DA QUALIDADE E INOVAÇÃO: EVIDÊNCIAS PARA EMPRESAS DO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO NO OESTE GOIANO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 12(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.332