INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA

Autores

  • Alexandre Sette Abrantes Fioravante Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadua de Campinas. Mestre em Administração e Economista pela Universidade Federal de Viçosa. Formação em em Criatividade inovação e novos negócios pela Fundazione CUOA/Business School – Itália. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário SENAC São Paulo. Email: alexandre.fioravante@sp.senac.br
  • Magnus Luiz Emmendoerfer UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1835

Resumo

O significativo processo de evolução da dinâmica dos padrões de comunicação, trazidos no contexto de surgimento do paradigma das tecnologias da informação e comunicação (TICs), das relações culturais, sociais e ambientais, que têm afetado nas últimas décadas setores fundamentais da economia global, evidencia o deslocamento do foco das atividades industriais para atividades intensivas em conhecimento e criatividade, localizadas no setor de serviços. O objetivo deste estudo teórico é analisar as indústrias criativas à luz de conceitos da área de microeconomia, tendo como contexto o paradigma das TICs e um novo formato de indústrias, que apresentam padrão de concorrência, tendo como base recursos intangíveis. Ao longo das discussões teóricas aqui apresentadas, procurou-se introduzir também conceitos microeconômicos para a reflexão deste setor, que apresenta uma nova classe de trabalhadores, especificamente centrando nas questões de análise da rivalidade e interdependência no campo das indústrias criativas e de barreiras à entrada nos mercados criativos. Em termos metodológicos, adotou-se um ensaio teórico com abordagem qualitativa tendo como base o método bibliográfico. Através deste, foi possível realizar o levantamento de informações em livros, artigos científicos e sites especializados sobre o tema tratado. Enquanto contribuição, este estudo possibilita a aproximação da microeconomia, resgatando discussões microeconômicas clássicas, à temática das indústrias criativas, um tema relativamente novo no cenário brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de estudos microeconômicos voltados para as indústrias criativas no intuito de aprofundar a dinâmica destes mercados que introduzem novo padrão de concorrência.
Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e Comunicação.

ABSTRACT
The communication patterns dynamics has been going under a significant process of evolution, brought in the context of the emergence of the paradigm of information and communication technologies (ICTs), and associated to the changes in the cultural, social and environmental relations. Such considerable changes that have affected in the last decades fundamental sectors of the global economy shows the displacement from the focus of industrial activities to the intensive activities in knowledge and creativity, located mainly in the services sector. In this context, the objective of this study is to make a theoretical effort to integrate the analysis of the creative industries to some concepts of the microeconomics area, having as a prior base the paradigm of ICTs and a new format of industries that present a standard of competition, which is based over the intangible resources. Throughout the theoretical discussions presented here, it was also tried to introduce microeconomic concepts for the reflection of this creative economy sector, which presents a new class of workers, specifically focusing on the issues of analysis of rivalry and interdependence in the field of creative industries, and barriers to entry creative markets. In methodological terms a theoretical essay with qualitative approach was adopted, based on the bibliographical method. Through this it was possible to carry out the collection of information in books, scientific articles and specialized websites on the theme discussed here. As contributions, it is possible to point that this study brings microeconomics, rescuing the classic macroeconomic discussions, closer to the theme of the creative industries, which is a relatively new topic, specifically in the Brazilian scenario, and it is necessary to develop microeconomic studies aimed at the creative industries, in order to dynamism of these markets which introduce a new pattern of competition.
Keywords: Creative indústries. Microeconomics. Information and Communication Technologies.

Palavras-chave: Indústrias criativas. Microeconomia. Tecnologias da Informação e comunicação.

 

Biografia do Autor

Alexandre Sette Abrantes Fioravante, Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadua de Campinas. Mestre em Administração e Economista pela Universidade Federal de Viçosa. Formação em em Criatividade inovação e novos negócios pela Fundazione CUOA/Business School – Itália. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário SENAC São Paulo. Email: alexandre.fioravante@sp.senac.br

Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadua de Campinas. Mestre em Administração e Economista pela Universidade Federal de Viçosa. Formação em em Criatividade inovação e novos negócios pela Fundazione CUOA/Business School – Itália. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário SENAC São Paulo. Email: alexandre.fioravante@sp.senac.br

 

Magnus Luiz Emmendoerfer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

Pós-doutor em Administração Pública pela Universidade do Minho, e em Turismo pela Universidade do Algarve, em Portugal. Professor Associado no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com atuação na Pós-graduação em Administração. Email: magnus@ufv.br

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Fioravante, A. S. A., & Emmendoerfer, M. L. (2019). INDÚSTRIAS CRIATIVAS: REFLEXÕES A LUZ DA MICROECONOMIA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 16(2), 170–185. https://doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1835