REAL BELEZA DOVE: PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA?
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.909Resumo
Muitos são os temas abordados e as atitudes sugeridas pelas campanhas publicitárias, mas aquelas dirigidas para a população feminina trazem alguns aspectos bem marcantes, principalmente no que diz respeito ao comportamento, ao gosto, à desenvoltura, aos ideais, à aparência feminina. Em muitos momentos, a mulher pode se sentir como que orientada por um manual de comportamento social, papel agora exercido pela publicidade. Por outro lado, viu-se, a partir de 2005, a presença de anúncios publicitários que rompiam com esse posicionamento, como a proposta da empresa Dove. O objetivo deste artigo é analisar a campanha intitulada Real beleza Dove, buscando respostas para o seguinte problema: a campanha da empresa Dove propõe uma reestruturação do imaginário feminino ou, simplesmente, aponta para outra estratégia de marketing? A análise da campanha é realizada através do uso da Hermenêutica da Profundidade de Thompson.
Palavras-chave: Campanha pela Real Beleza. Imaginário. Corpo Feminino. Publicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.