O MERCADO DE FRANQUIAS E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE O SEGMENTO CAFETERIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v5i1.904Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar fatores que influenciam o empreendedor em optar por uma franquia ou por um negócio independente no ramo de cafeteria, demonstrando as possíveis vantagens e desvantagens do sistema de franchising nesse segmento. A pesquisa descritiva realizou-se através de questionários estruturados, aplicados a franqueadores e a franqueados integrantes do sistema franchising de cafeteria no Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que existem diversos motivos que podem influenciar o empreendedor na escolha desse tipo de negócio; existem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas adequadamente para subsidiar a tomada de decisão do empreendedor.
Palavras-chave: Franquias. Franchising. Empreendedor. Cafeteria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.