TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: FERRAMENTAS CONTRA MODISMOS?

Geralda P. Paulista dos Santos, Gregório Varvákis

Resumo


Análises de fracasso das abordagens de gestão mostram que várias propostas teórico-metodológicas que pretenderam dar solução de sobrevivência e competitividade às organizações foram relegadas à categoria de modismos. Este artigo apresenta a dinâmica de interação das equipes de trabalho como fator crítico para o desempenho das organizações e da gestão do conhecimento. Seu objetivo é propor que as tecnologias da informação e comunicação - TICs, ofereçam ferramental para medição e controle dessas interações, solidificando a gestão do conhecimento. A pesquisa é bibliográfica e o aporte teórico para a análise é o Modelo de Meta Learning, baseado nas teorias do caos e da complexidade.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Tecnologias. Informação. Comunicação. Caos. Complexidade. Interação. Conectividade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.843

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


...........................................................................................................................................................................................................................

Principais indexadores:

Web of Science          Redalyc          Periódicos da Capes          Redib          Doaj          Ebsco          Erihplus          Latindex

............................................................................................................................................................................................................................

ISSN versão impressa: 1807-5436
ISSN versão eletrônica: 2446-6875

Licença Creative Commons
A Revista Gestão e Desenvolvimento segue os critérios da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 15/08/19