CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO

Autores

  • Ana Cláudia Azevedo Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração. http://orcid.org/0000-0001-8141-9265
  • Kelly Cristiny Chinelato Sacramento Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.476

Resumo

A literatura atual não dispõe de uma explicação única para apresentar uma visão precisa da confiança em redes de negócios. Diante desse gap, o objetivo deste estudo foi identificar como os aspectos sociológicos e econômicos da confiança são abordados nos diferentes paradigmas da literatura de redes de negócios. A revisão teórica envolveu as matérias de redes e confiança, procurando evidenciar as perspectivas mais influentes sob as quais ambas se desenvolveram. A partir das bases ISI Web of Science e SPELL, realizou-se a análise de conteúdo de 63 artigos, dividida em descritiva (ano, aspectos metodológicos e paradigma teórico) e qualitativa (definições, determinantes e operacionalização da confiança). Como resultados, verificou-se que poucas definições de confiança se destacam e, na maioria, aparentam-se incompletas; identificou-se a recorrência de 15 determinantes distintos, destacando-se relacionamentos interpessoais e reputação. Entre conceitos e determinantes, observou-se que não há alinhamento entre a escola-base de confiança e o paradigma teórico de redes sob o qual eles são avaliados. As métricas para verificação da confiança centram-se na percepção dos atores sobre alguns determinantes, especialmente relacionamento interpessoal, reputação e histórico de transações. Concluiu-se que a confiança, para ser efetiva, deve ser analisada por meio da combinação de fatores sociológicos e econômicos. A contribuição deste estudo consiste em ampliar a compreensão acerca da confiança em redes de negócios em sua perspectiva multidimensional, oferecendo definições e formas de mensuração que integrem simultaneamente aspectos econômicos e sociológicos.

Palavras-chave: Redes de Negócio. Confiança. Paradigma Sociológico. Paradigma Econômico.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Azevedo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA-USP, SP. Mestre em Administração pela Fundação Mineira de Educação e Cultura - FUMEC, MG. 

Kelly Cristiny Chinelato Sacramento, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da FEA-USP, SP.

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.

Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Administração na EAESP-FGV e Livre-Docente pela FEA-USP. Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Adalberto Américo Fischmann, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração.

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo; doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1972); e pós-doutorado na Manchester Business School - UK. Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

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Publicado

2016-12-10

Como Citar

Azevedo, A. C., Chinelato Sacramento, K. C., Gama Boaventura, J. M., & Fischmann, A. A. (2016). CONFIANÇA EM REDES DE NEGÓCIOS: ABORDAGENS, DETERMINANTES E FORMAS DE MENSURAÇÃO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 13(2), 50–69. https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.476