O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Marcelo de Moraes Cordeiro PUCRS
  • Danielle Nunes Pozzo PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.343

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de inovação no campo da educação, a partir de um caso brasileiro. A pesquisa, qualitativa, foi realizada na Rede Marista de Colégios, reconhecida pelas diversas inovações. A coleta consistiu em entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Os dados, analisados por categorização a priori, revelaram um processo de inovação ainda desestruturado. Embora invista no desenvolvimento de um processo formal de inovação, a organização enfrenta dificuldades quanto à quebra dos paradigmas de ensino tradicional, evidenciando o impacto de path dependence. Identificou-se que fatores externos impactam neste processo de inovação, como incentivadores ou limitadores.

Palavras-chave: Inovação. Educação. Processo de inovação.

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

Cordeiro, M. de M., & Pozzo, D. N. (2015). O PROCESSO DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 12(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.343