PERCEPÇÃO DO RISCO DE INFECÇÃO PELA COVID-19 E SEU RELACIONAMENTO COM A PERCEPÇÃO DE CROWDING, SATISFAÇÃO E INTENÇÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE SUPERMERCADO

Autores

  • Julio Cezar Martins da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Ana Paula Martins Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3121

Resumo

Com o surgimento da pandemia do COVID-19 o comportamento do consumidor passou por transformações. Da mesma forma, o setor supermercadista passou por novos desafios impostos pela disseminação do vírus. Assim, o objetivo desse artigo é explorar e descrever como os consumidores que frequentam os supermercados percebem o risco de infecção pela COVID-19 e como este se relaciona com a percepção de Crowding humana e espacial, com a satisfação e intenção de compra. A pesquisa é de natureza descritiva e quantitativa contendo uma amostragem não probabilística por conveniência. Foi realizado uma survey caracterizada pela utilização de um questionário online. A condução desse trabalho se justifica, principalmente, pela escassez de pesquisas que estudaram a percepção de risco de infecção pela COVID-19 em um contexto de comportamento do consumidor em supermercado. Dentre os principais resultados, a pesquisa demonstra que, independentemente de um grupo de pessoas terem altos níveis de percepção de risco de infecção pela COVID-19 e de alta percepção de Crowding, elas se mantem altamente satisfeitas e com intenção de compra dos supermercados locais.

Biografia do Autor

Julio Cezar Martins da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-graduação Lato Sensu em Administração Financeira – UNICESUMAR (Maringá/Brasil). Administrador (Chapadão Sul/Brasil) E-mail: juliomsilva2017@outlook.com. Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-0532-058

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) (São Paulo/Brasil). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Chapadão do Sul/Brasil). E-mail: alessandro.oliveira@ufms.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8148-062

Ana Paula Martins Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPCS) (Campo Grande/Brasil). Administradora (Chapadão Sul/Brasil) E-mail: anapaula_ester@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8855-2026

Referências

BAKER, S; FARROKHNIA, R. A.; MEYER, S.; PAGEL, M.; YANNELIS, C. How does household spending respond to an epidemic consumption during the 2020 COVID-19 pandemic. The Review of Asset Pricing Studies, v. 10, n.4. p. 834-862, 2020.

BIKBOV, B.; BIKBOV, A. Communication on COVID-19 to the community measures to prevent a second wave of an epidemic. Center for Open Science, n. ea9jm, 2020.

BLUT, M; IYER, G. R. Consequences of perceived crowding: A meta-analytical perspective. Journal of Retailing, v. 96, n. 3, p. 362-382, 2020.

CHEN, H; QIAN, W; WEN, Q. The impact of the COVID-19 pandemic on consumption: Learning from high-frequency transaction data. In: AEA Papers and Proceedings. v. 111, p. 307-11. 2021.

DAS, G. Linkages of retailer awareness, retailer association, retailer perceived quality and retailer loyalty with purchase intention: a study of Indian food retail brands. J. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 21, n. 3, p. 284-292, 2014.

ERDIL, T. S. Effects of customer brand perceptions on store image and purchase intention: an application in apparel clothing. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 207, n. 11, p. 196–205, 2015.

FAIOLA, A; HOLDEN, R. Consumer Health Informatics: Empowering Healthy Living-Seekers Through Health. Progress in Cardiovascular Diseases, v. 59, n.5, p. 479–486, 2017.

FÁVERO, L. P; BELFIORE, P. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FORNELL, C; JOHNSON, M. D; ANDERSON, E. W; CHA, J; BRYANT, B. E. The American customer satisfaction index: nature, purpose, and findings. The Journal of Marketing, v. 60, p. 7-18, 1996.

GRACIOLA, A. P; DE TONI, D; MILAN, G. S; EBERLE, L.. Mediated-moderated effects: High and low store image, brand awareness, perceived value from mini and supermarkets retail stores. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 55, p. 1-16, 2020.

GRECA, A. R. Os novos tempos da comunicação e do relacionamento no setor supermercadista. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 22, n.42, p. 46-55, 2020.

HAGBERG, J; SUNDSTROM, M; ENGELS-ZANDÉN, N. The digitalization of retailing: an exploratory framework. International Journal of Retail & Distribution Management, v.44, n.7, p. 694-712, 2016.

HAIR, J. F; BLACK, W.C; BABIN, B.J.; ANDERSON, R.E. Multivariate Data Analysis. 8th ed., Cengage Learning EMEA, London, 2018.

KAZAKEVIČIŪTĖ, A; BANYTĖ, J. The relationship between retail crowding and consumers’ satisfaction. Economics and Management, v. 17, n. 2, p. 652-658, 2012.

KIM, Y; CHOI, S. M. Antecedents of green purchase behavior: An examination of collectivism, environmental concern and PCE. Advances in Consumer Research, v. 32, p. 592-599, 2005.

LA, V. P; et al. Policy response, social media, and science journalism for the sustainability of the public health system amid the COVID-19 outbreak: The Vietnam lessons. Sustainability, v. 12, n. 7, p. 1-35, 2020.

LEITE, D. B; SILVA, I. F. Comprar em supermercado “cheio” é bom pra quem? Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 9, n. 1, p. 2289-2308, 2018.

LEMES BAUSCH, C; SPERANDIO MILAN, G; GRACIOLA, A. P; EBERLE, L; BEBBER, S. The COVID-19 pandemic and the changes in consumer habits and behavior. Revista Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 3-25, 2021.

LI, J; KIM, J; LEE, S. An empirical examination of perceived retail crowding, emotions, and retail outcomes. Service Industries Journal, v. 29, n.5, p. 635-652, 2009.

MACHLEIT, K; EROGLU, S; MANTEL, S. Perceived retail crowding and shopping satisfaction: what modifies this relationship? Journal of Consumer Psychology, v.9, n.1, p. 29-42, 2000.

MACHLEIT, K. A; KELLARIS, J. J; EROGLU, S. Human versus spatial dimensions of crowding perceptions in retail environments: A note on their measurement and effect on shopper satisfaction. Marketing Letters, v.5, n.2, p. 183-194, 1994.

MARTINS-MELO, F; RAMOS, A. N; ALENCAR, C. H; LANGE, W; HEUKELBACH, J. ‘Mortality of Chagas’ disease in Brazil: Spatial patterns and definition of high-risk areas. Tropical Medicine and International Health, v.17, n.9, p 1066-1075, 2012.

MALHOTRA, N. K; NUNAM, D. & BIRKS, D. F. Marketing Research: An Applied Approach. Pearson Education, 5ª edição,2017.

MEHTA, R. Understanding perceived retail crowding: A critical review and research agenda. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 20, n. 6, p. 642-649, 2013.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/ . Acesso em 02 jun. 2021.

MORWITZ, V. G; STECKEL, J. H; GUPTA, A. When do purchase intentions predict sales? International Journal of Forecasting, v. 23, p. 347-364, 2007.

OLIVEIRA, A. S; SILVA, D; BRANDÃO, M. M; LOPES, E. L. Influência do crowding na lealdade mediado pela satisfação do consumidor em processos de compras no varejo. Revista de Administração da UFSM, v. 10, p. 614-631, 2017.

OLIVEIRA, T. D. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração Online, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2001.

OLIVER, R. L. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 3, p. 418-430, 1993.

OSTRONOFF, L. J. A pandemia e o setor supermercadista: uma reflexão. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v.8, n.2, p. 63-69, 2020.

PRADO, P. H. M; MARCHETTI, R. Excelência em supermercados: a dimensão da satisfação do consumidor. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 32, n. 2, 1997.

PURCÃREA, T. Retailers under Pressure of Faster Adaptation to the New Marketing Environment. Romanian Distribution Committee Magazine, v.11, n.1, p. 35-45, 2020.

SEALE, H. et al. Why do I need it? I am not at risk! Public perceptions towards the pandemic (H1N1) 2009 vaccine. BMC Infectious Diseases, v. 10, n.1, p. 1-9, 2010.

SOUKI, G. Q; ANTONIALLI, L. M; BARBOSA, A. A. D. S; OLIVEIRA, A. S. Impacts of the perceived quality by consumers’ of à la carte restaurants on their attitudes and behavioural intentions. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 32, n. 2, p. 301-321, 2020.

SOUSA, Á. Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de correlação de Spearman. O que medem e em que situações devem ser utilizados? Correio dos Açores. p. 19-19, 2019.

SPINA, D. T; GIRALDI, J. M. E; OLIVEIRA, M. M. B. A influência das dimensões da qualidade de serviços na satisfação do cliente: um estudo em uma empresa do setor de controle de pragas. Revista de Gestão, v. 20, n. 1, p. 93- 112, 2013.

STOKOLS, D. On the distinction between density and crowding: Some implications for future research. Psychological Review, v.79, n.3, p. 275–277,1972.

VAN ROMPAY, T. J. L; GALETZKA, M; PRUYN, A. T; GARCIA, J. M. Human and spatial dimensions of retail density: Revisiting the role of perceived control. Psychology & Marketing, v. 25, n. 4, p. 319-335, 2008.

WANG, I; ACKERMAN, I. The Infectiousness of Crowds: Crowding Experiences Are Amplified by Pathogen Threats. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 45, n. 1, p. 120–132, 2019.

WHITING, A. Push, scream, or leave: how do consumers cope with crowding retail stores? Journal of Services Marketing, v.23, n.7, p. 487-495, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1 . Acesso em 02 de jun. 2021.

ZHENG, M; YAO, J; NARAYANAN, J. Mindfulness Buffers the Impact of COVID-19 Outbreak Information on Sleep Duration. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1-13, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Silva, J. C. M. da, Oliveira, A. S. de, & Silva, A. P. M. . (2023). PERCEPÇÃO DO RISCO DE INFECÇÃO PELA COVID-19 E SEU RELACIONAMENTO COM A PERCEPÇÃO DE CROWDING, SATISFAÇÃO E INTENÇÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE SUPERMERCADO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 20(2), 200–223. https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3121