O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MERCADO FITNESS: FÍSICO x VIRTUAL

Autores

  • Mariane Eloisa Mello Universidade Feevale
  • Marcelo Curth Universidade Feevale
  • Manuela Albornoz Gonçalves Universidade Feevale
  • Rogerio Paulo Joaquim Salvador Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2750

Palavras-chave:

Percepção de valor, Confiança, Necessidade de interação, Intenção de compra, Fitness

Resumo

A sobrevivência do profissional de Educação Física, bem como as empresas do mercado fitness, frente a eventos adversos externos, impostos de forma abrupta por uma nova realidade decorrente da pandemia de COVID-19, expôs a fragilidade das relações comerciais com seus alunos/clientes, comprometendo as receitas e forçando-os a se reinventar e adaptar-se às novas modalidades de atendimento. Entendendo que a percepção de valor, confiança, necessidade de interação afetam a intenção de compra do consumidor, este artigo tem como objetivo verificar esta influência no mercado fitness de modo comparativo ao ambiente de entrega do serviço: estabelecimentos com serviços físicos x virtuais. Foi realizado um estudo do tipo survey com 161 alunos/clientes de academias. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os resultados destacam a percepção de que o consumo em lojas físicas obtém uma resposta emocional positiva visando à intenção de compra por parte do consumidor, visto que valoriza bastante a interação humana, gerando sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, sendo sensível tanto ao preço comportamental como o monetário. Indicam maior percepção de qualidade e confiança na compra de serviços/produtos em ambientes físicos quando comparado à venda no formato virtual, considerando a necessidade de interação do aluno/cliente com o profissional de Educação Física.

Biografia do Autor

Mariane Eloisa Mello, Universidade Feevale

Graduada em Educação Física pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: marymello88@gmail.com

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil). Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: m.curth1979@gmail.com

Manuela Albornoz Gonçalves, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: manu.mag@gmail.com

Rogerio Paulo Joaquim Salvador, Instituto Politécnico de Leiria

Mestre em Exercício e Saúde pela Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal). Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). E-mail: rogerio.salvador@ipleiria.pt

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Eloisa Mello, M. ., Curth, M., Albornoz Gonçalves, M., & Paulo Joaquim Salvador, R. (2021). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MERCADO FITNESS: FÍSICO x VIRTUAL . Revista Gestão E Desenvolvimento, 18(3), 26–50. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2750