O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO MERCADO FITNESS: FÍSICO x VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2750Palavras-chave:
Percepção de valor, Confiança, Necessidade de interação, Intenção de compra, FitnessResumo
A sobrevivência do profissional de Educação Física, bem como as empresas do mercado fitness, frente a eventos adversos externos, impostos de forma abrupta por uma nova realidade decorrente da pandemia de COVID-19, expôs a fragilidade das relações comerciais com seus alunos/clientes, comprometendo as receitas e forçando-os a se reinventar e adaptar-se às novas modalidades de atendimento. Entendendo que a percepção de valor, confiança, necessidade de interação afetam a intenção de compra do consumidor, este artigo tem como objetivo verificar esta influência no mercado fitness de modo comparativo ao ambiente de entrega do serviço: estabelecimentos com serviços físicos x virtuais. Foi realizado um estudo do tipo survey com 161 alunos/clientes de academias. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE), por meio da qual o modelo conceitual foi testado. Os resultados destacam a percepção de que o consumo em lojas físicas obtém uma resposta emocional positiva visando à intenção de compra por parte do consumidor, visto que valoriza bastante a interação humana, gerando sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar, sendo sensível tanto ao preço comportamental como o monetário. Indicam maior percepção de qualidade e confiança na compra de serviços/produtos em ambientes físicos quando comparado à venda no formato virtual, considerando a necessidade de interação do aluno/cliente com o profissional de Educação Física.
Referências
BA, S.; PAVLOU, P. A. Evidence of the Effect of Trust Building Technology in Electronic Markets: Price Premiums and Buyer Behavior. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 26, n. 3, p. 243-268, 2002. DOI: 10.2307/4132332.
BAGOZZI, R. P. A Holistic methodology for modeling consumer response to innovation. Operations Research, Catonsville, v. 31, n.1, p. 128-176, 1983. DOI: 10.1287/opre.31.1.128.
BAUMEISTER, R. F.; LEARY, M. R. The need to belong: desire for interpersonal attachments as a fundamental human motivation. Psychological Bulletin, Washington, v. 117, n. 3, p. 497-529, 1995. DOI: 10.1037/0033-2909.117.3.497.
CHEN, Y.-H.; BARNES, S. Initial trust and on-line buyer behaviour. Industrial Management & Data Systems, [s. l.], v. 107, n. 1, p. 21-36, 2007. DOI: 10.1108/02635570710719034.
COLLIER, J. E.; KIMES, S. E. Only if it is convenient: understanding how convenience influences self-service technology evaluation. Journal of Service Research, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 39-51, 2013. DOI: 10.1177/1094670512458454.
CURTH, M.; PICOTO, W. N.; GARCIA. A. S.; NETO, A. F. G. Trust in online shopping: a comparative study between Brazil and Portugal. Brazilian Journal of Marketing, Vitória, v. 19, n. 2, p. 237-260, 2020. DOI: 10.5585/remark.v19i2.15566.
DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, [s. l.], v. 35, n. 8, p. 982-1003, 1989. DOI: 10.1287/mnsc.35.8.982.
DE RUYTER, K.; WETZELS, M.; LEMMINK, J.; MATTSON, J. The dynamics of the service delivery process: a value-based approach. International Journal of Research in Marketing, Amsterdã, v. 14, n. 3, p. 231-243, 1997. DOI: 10.1016/S0167-8116(97)00004-9.
DEHESHTI, M.; FIROUZJAH, J. A.; ALIMOHAMMADI, H. The relationship between brand image and brand trust in sporting goods consumers. Annals of Applied Sport Science, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 27-34, 2016. DOI: 10.18869/acadpub.aassjournal.4.3.27.
DELIBERALI, E. T.; BRANDAO, M. M.; BIZARRIAS, F. S. Repurchase intention conditioned to economic confidence in Main Street Retail Districts. Brazilian Businesss Review, Vitória, v. 16, n. 6, p. 589-606, 2019. DOI: 10.15728/bbr.2019.16.6.4.
DEMIRCI OREL, F; KARA, A. Supermarket self-checkout service quality, customer satisfaction, and loyalty: empirical evidence from an emerging market. Journal of Retailing and Consumer Services, Londres, v. 21, n. 2, p. 118-129, 2014. DOI: 10.1016/j.jretconser.2013.07.002.
EISENBEISS, M.; CORNELIßEN, M.; BACKHAUSS, K.; HOYER, W. D. Non linear and asymmetric returns on customer satisfaction: do they vary across situations and consumers? Journal of Academy Marketing Science, Greenvale, v. 42, p. 242-263, 2014. DOI: 10.1007/s11747-013-0366-1.
EISINGERICH, A. B.; BELL, S. J. Perceived service quality and customer trust: does enhancing customers’ service knowledge matter? Journal of Service Research, [s. l.], v. 10, n 3, p. 256-268, 2008. DOI: 10.1177/1094670507310769.
GARRÁN, V. G. De navegadores a compradores: os elementos motivacionais nas decisões de compra pela Internet. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 45-54, 2005. DOI: 10.19094/contextus.v3i1.32063.
GARSON, G. D. Structural equation modelling. Asheboro: Statistical Associates Publishers, 2012. 227 p.
GONÇALVES, C. S.; COSTA, L. M.; MAIA, C. R. Atuação de influenciadores digitais: relação entre credibilidade e intenção de compra dos novos consumidores. SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 21-31, 2019. DOI: 10.17648/sinergia-2236-7608-v23n2-8229.
GOUDGE, D.; GOOD, M. C.; HYMAN, M. R.; AGUIRRE, G. Modeling specialty store customers’ buy/no-buy decisions. International Journal of Retail & Distribution Management, Bingley, v. 45, n. 12, p. 1260-1276, 2017. DOI: 10.1108/IJRDM-03-2017-0036.
GRÖNROOS, C.; HEINONEN, F.; ISONIEMI, K.; LINDHOLM, M. The NetOffer model: a case example from the virtual marketspace. Management Decision, Londres, v. 38, n. 4, p. 243-252, 2000. DOI: 10.1108/00251740010326252.
GROTH, J. C. (1995). Exclusive value and the pricing of services. Management Decision, Londres, v. 33, n. 8, p. 22-29. DOI: 10.1108/00251749510093905.
HAIR JUNIOR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p.
HELLIER, Phillip K. et al. Customer repurchase intention: A general structural equation model. European journal of marketing, 2003.
HOLBROOK, M. B. Consumer value: a framework for analysis and research. Londres: Routledge, 1999. 224 p.
KIM, D. J.; FERRIN, D. L.; RAO, H. R. A trust-based consumer decision-making model in electronic commerce: the role of trust, perceived risk, and their antecedents. Decision Support Systems, Amsterdã, v. 44, n. 2, p. 544-564, 2008. DOI: 10.1016/j.dss.2007.07.001.
LEE, H. J. Personality determinants of need for interaction with a retail employee and its impact on self-service technology (SST) usage intentions. Journal of Research in Interactive Marketing, Londres, v. 11, n. 3, p. 214-231, 2017. DOI: 10.1108/JRIM-04-2016-0036.
LEE, I. M.; SHIROMA, E. J.; LOBELO, F.; PUSKA, P.; BLAIR, S. N.; KATZMARZYK, P. T. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. The Lancet, Londres, v. 380, n. 9838, p. 219-29, 2012. DOI: 10.1016/S0140-6736(12)61031-9. PMID: 22818936. PMCID: PMC3645500.
MCCOLE, P.; RAMSEY, E.; WILLIAMS, J. Trust considerations on attitudes towards online purchasing: The moderating effect of privacy and security concerns. Journal of Business Research, Amsterdã, v. 63, n. 9/10, p. 1018-1024, 2010. DOI: 10.1016/j.jbusres.2009.02.025.
MCKNIGHT, D. H.; CHOUDHURY, V.; KACMAR, C. The impact of initial consumer trust on intentions to transact with a web site: a trust building model. The Journal of Strategic Information Systems, Amsterdã, v. 11, n. 3-4, p. 297-323, 2002. DOI: 10.1016/S0963-8687(02)00020-3.
MEUTER, M. L.; OSTROM, A. L.; BITNER, M. J.; ROUNDTREE, R. The influence of technology anxiety on consumer use and experiences with self-service technologies. Journal of Business Research, Amsterdã, v. 56, n. 11, p. 899-906, 2003. DOI: 10.1016/S0148-2963(01)00276-4.
MEUTER, M. L.; OSTROM, A. L.; ROUNDTREE, R. I.; BITNER, M. J. Self-service technologies: understanding customer satisfaction with technology-based service encounters. Journal of Marketing, Los Angeles, v. 64, n. 3, p. 50-64, 2000. DOI: 10.1509/jmkg.64.3.50.18024.
MIYAZAKI, A. D.; FERNANDEZ, A. Consumer perceptions of privacy and security risks for online shopping. Journal of Consumer Affairs, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 27-44, 2001. DOI: 10.1111/j.1745-6606.2001.tb00101.x.
MOON, J.; CHADEE, D.; TIKOO, S. Culture, product type, and price influences on consumer purchase intention to buy personalized products online. Journal of Business Research, Amsterdã, v. 61, n. 1, p. 31-39, 2008. DOI: 10.1016/j.jbusres.2006.05.012.
MOREIRA, J. C. T. (coord.). Administração de vendas. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2007. 408 p.
OLIVER, R. L. Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. 2. ed. Nova Iorque: Routledge, 2010. 544 p.
PEÑA-GARCÍA, Nathalie et al. Purchase intention and purchase behavior online: A cross-cultural approach. Heliyon, v. 6, n. 6, p. e04284, 2020.
PETRICK, J. F. Development of a multi-dimensional scale for measuring the perceived value of a service. Journal of Leisure Research, Londres, v. 34, n. 2, p. 119, 2002. DOI: 10.1080/00222216.2002.11949965.
ROHDEN, S. F.; MATOS, C. A.; CURTH, M. Intenções de recompra e confiança do consumidor on-line. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 18, n. 45, p. 9-24, 2016. DOI: 10.5007/2175-8077.2016v18n45p9.
RUBIN, A. M.; PERSE, E. M.; POWELL, R. A. Loneliness, parasocial interaction, and local television news viewing. Human Communication Research, Londres, v. 12, n. 2, p. 155-180, 1985. DOI: 10.1111/j.1468-2958.1985.tb00071.x.
RUST, R. T.; ESPINOZA, F. How technology advances influence business research and marketing strategy. Journal of Business Research, Amsterdã, v. 59, n. 10-11, p. 1072-1078, 2006. DOI: 10.1016/j.jbusres.2006.08.002.
SÁNCHEZ, J.; CALLARISA, L.; RODRÍGUEZ, R. M.; MOLINER, M. A. Perceived value of the purchase of a tourism product. Tourism Management, Londres, v. 27, n. 3, p. 394-409, 2006. DOI: 10.1016/j.tourman.2004.11.007.
SCHAUPP, L. C.; BÉLANGER, F. A conjoint analysis of online consumer satisfaction. Journal of Electronic Commerce Research, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 95-111, 2005.
SHETH, J. N.; NEWMAN, B. I.; GROSS, B. L. Consumption values and market choice. Cincinnati: South Western Publishing, 1991. 218 p.
STEENKAMP, J. B. E.; MAYDEU-OLIVARES, A. Stability and change in consumer traits: evidence from a 12-year longitudinal study, 2002–2013. Journal of Marketing Research, Londres, v. 52, n. 3, p. 287-308, 2015. DOI:10.1509/jmr.13.0592.
SWEENEY, J. C.; SOUTAR, G. N. Consumer perceived value: The development of a multiple item scale. Journal of Retailing, Nova Iorque, v. 77, n. 2, p. 203-220, 2001. DOI: 10.1016/S0022-4359(01)00041-0.
SWEENEY, J. C.; SOUTAR, G. N.; JOHNSON, L. The role of perceived risk in the quality-value relationship: a study in a retail environment. Journal of Retailing, Nova Iorque, v. 75, n. 1, p. 77-105, 1999. DOI: 10.1016/S0022-4359(99)80005-0.
TAYLOR, S. A.; BAKER, T. L. Uma avaliação da relação entre a qualidade do serviço e a satisfação do cliente na formação das intenções de compra dos consumidores. Journal of Retailing, Nova Iorque, v. 70, n. 2, p. 163-178, 1994. DOI: 10.1016/0022-4359(94)90013-2.
TERZIA, N. The impact of e-commerce on international trade and employment. Procedia Social and Behavioral Sciences, Moscou, v. 24, p. 745-753, 2011. DOI: 10.1016/j.sbspro.2011.09.010.
WALKER, R. H.; CRAIG-LEES, M.; HECKER, R.; FRANCIS, H. Technology-enabled service delivery: An investigation of reasons affecting customer adoption and rejection. International Journal of Service Industry Management, Londres, v. 13, n. 1, p. 91-106, 2002. DOI: 10.1108/09564230210421173.
WEISBERG, J.; TE’ENI, D.; ARMAN, L. Past purchase and intention to purchase in e‐commerce: The mediation of social presence and trust. Internet Research, v. 21, n.1, p. 82-96, 2011. https://doi.org/10.1108/10662241111104893
WELLS, J.; VALACICH, J.; HESS, T. What signal are you sending? How website quality influences perceptions of product quality and purchase intentions. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 35, n. 2, p. 373-396, 2011. DOI:10.2307/23044048.
WILSON, S. G.; ABEL, I. So you want to get involved in e-commerce. Industrial Marketing Management, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 85-94, 2002. DOI: 10.1016/S0019-8501(01)00188-2.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). World report on disability. Genebra: World Health Organization, c2011. E-book. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK304079/. Acesso em: 10 abr. 2021.
ZEITHAML, V. A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, Los Angeles, v. 52, n. 3, p. 2-22, 1988. DOI: 10.2307/1251446.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariane Eloisa Mello, Marcelo Curth, Magale Konrath, Rogerio Paulo Joaquim Salvador
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.