A APROPRIAÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS ESTUDOS DE GESTÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA E IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS NA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2731Palavras-chave:
Inovação, Métricas, Economia criativaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como a criatividade tem sido apropriada nos estudos de gestão dos últimos cinco anos por meio de uma revisão integrativa de literatura. A revisão integrativa foi realizada com o apoio da plataforma SPELL, utilizando os seguintes filtros: Palavra-chave: criatividade; Período da publicação: janeiro de 2015 a janeiro de 2020; Tipo de documento: artigo; Idioma: português. Esta busca resultou num quantitativo de 32 (trinta e duas) publicações. Com a leitura acurada dos resumos, foram excluídos 8 (oito) artigos do corpus, pois tratavam de temas que não levavam em consideração a prática da criatividade nas organizações, totalizando 24 (vinte e quatro) artigos. Realizou-se a leitura do corpus e como resultados foram criados quadros que correspondem às matrizes de síntese das categorias temáticas, delimitadas como: “Relações entre criatividade e inovação”; “Métricas para aferir a criatividade”; Criatividade como insumo para a economia criativa”; e “Outras perspectivas emergentes”. Percebe-se uma heterogeneidade temática dos estudos do corpus, tendo-se como recomendações que futuros estudos possam abordar a inter-relação entre a criatividade e a inovação, elementos da gestão da criatividade, abordagens qualitativas como alternativas às métricas e a possibilidade de estudos em contextos diferenciados, como negócios sociais, empreendimentos turísticos e organizações públicas.
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