AS DIMENSÕES DOS PRODUTOS INTELIGENTES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE SMARTPHONES

Autores

  • Ivandro Cecconello Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0003-2697-8528
  • Vanessa de Campos Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS
  • Gabriel Sperandio Milan Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v17i3.1775

Resumo

RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo explorar a percepção das dimensões-chave percebidas pelos usuários de produtos inteligentes que são: autonomia, capacidade de aprender, reatividade, capacidade de cooperação, interação humana e personalidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de 15 entrevistas em profundidade utilizando questionário semiestruturado. Para análise de conteúdo das entrevistas em profundidade foi utilizado software Nvivo Plus. A análise de cluster revelou a relação entre as dimensões habilidade para cooperar e interação humana, bem como a dimensão autonomia com habilidade para aprender. Como principais resultados, pode-se afirmar que este trabalho resultou em maior entendimento da percepção das seis dimensões-chave bem como sua relação, frequência e importância para os usuários. Além disso, identificou-se três dimensões adicionais: segurança, desempenho e status, sendo a dimensão status um resultado da percepção integrada de todas as outras dimensões.
Palavras-chave: Produtos Inteligentes. Smartphone. iPhone. Dimensões-chave dos produtos inteligentes.

ABSTRACT
The present work aimed to explore the perception of key dimensions perceived by users of smart products that are: autonomy, ability to learn, reactivity, capacity for cooperation, human interaction and personality. For that, a qualitative research was carried out, through 15 interviews in depth using semi-structured questionnaire. NVivo® software was used for in-depth interview content analysis. Cluster analysis revealed the relationship between the dimensions of ability to cooperate and human interaction, as well as the dimension of autonomy with ability to learn. As main results, it can be affirmed that this work resulted in a greater understanding of the perception of the six key dimensions as well as their relation, frequency and importance for the users. In addition, three additional dimensions were identified: security, performance, and status; the status dimension being a result of the integrated perception of all other dimensions.
Keywords: Smart products. Smartphone. iPhone. Smart products key-dimensions.

Biografia do Autor

Ivandro Cecconello, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC)

Professor da Universidade de Caxias do SUl (UCS)

Vanessa de Campos Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS

Mestrado em Administração (UCS)

Professora do IFRS

Gabriel Sperandio Milan, Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF)

Pós-Doutor em Administração (UFRGS)

Professor do CESF


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Publicado

2020-10-21

Como Citar

Cecconello, I., Machado, V. de C., & Milan, G. S. (2020). AS DIMENSÕES DOS PRODUTOS INTELIGENTES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE SMARTPHONES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 17(3), 03–33. https://doi.org/10.25112/rgd.v17i3.1775