ÁGUA SUJA TAMBÉM LAVA: UMA ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA SOB A PERSPECTIVA DE MARKETING SOCIAL

Autores

  • Joice dos Santos Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Luana Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Nunes Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v16i3.1747

Resumo

RESUMO
As disparidades de oferta da água e o seu padrão de consumo desregular têm levantado discussões relevantes e causaram o interesse entre os estudiosos de marketing social, que visam abordar causas sociais com o intuito de realizar mudanças comportamentais positivas. Nesse sentido, este estudo objetivou discutir aspectos que influenciam a redução do desperdício e do consumo de água sob a perspectiva de marketing social. O referencial teórico discute elementos sobre o marketing social e o consumo de água potável, além de debater sobre a redução do desperdício de água. A metodologia adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório com vistas a entender como o consumidor gerencia o consumo de água. As entrevistas ocorreram entre os meses de novembro de 2017 e janeiro de 2018, e foram entrevistados 35 indivíduos residentes no Nordeste. Como resultados, pode-se afirmar que os indivíduos adotam estratégias de consumo para amenizar o desperdício de água, entretanto, observa-se que há a necessidade de incentivos governamentais para disseminar conhecimentos práticos e teóricos a respeito do consumo consciente da água potável.
Palavras-chave: Marketing social. Consumo de água. Desperdício de água. Reutilização.

 

ABSTRACT
Disparities in the supply of water and its deregulatory consumption pattern have raised relevant discussions and caused interest among social marketing scholars, who aim to address social causes with a view to making positive behavioral changes. In this sense, this study aimed to discuss aspects that influence the reduction of waste and water consumption from the perspective of social marketing. The theoretical framework discusses elements about social marketing and drinking water consumption, as well as discussing the reduction of water waste. The methodology adopts a qualitative exploratory approach. The interviews took place between November 2017 and January 2018, in which 35 individuals living in the Northeast were interviewed. As results, it can be affirmed that individuals adopt consumption strategies to minimize water waste, however, it is observed that there is a need for government incentives to disseminate practical and theoretical knowledge regarding the conscious consumption of drinking water.
Keywords: Social marketing. Water consumption. Reuse.

Biografia do Autor

Joice dos Santos Alves, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Luana Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Nunes Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba do Campus III e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional. email: stephanieisb@gmail.com

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

Alves, J. dos S., Silva, L. P., Araújo, G. N., & Barboza, S. I. S. (2019). ÁGUA SUJA TAMBÉM LAVA: UMA ANÁLISE DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA SOB A PERSPECTIVA DE MARKETING SOCIAL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 16(3), 58–82. https://doi.org/10.25112/rgd.v16i3.1747