AVALIAÇÃO DE PERFIL EMPREENDEDOR EM MEIO ACADÊMICO

Autores

  • Renata Muraro UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luciene Eberle UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul http://orcid.org/0000-0003-3480-2653
  • Fábio Verruck UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v15i2.1526

Resumo

Este estudo teve o intuito de identificar quais características empreendedoras podem ser encontradas nos alunos formandos do curso de Comércio Internacional de uma universidade localizada na serra gaúcha. A identificação de tais atributos poderá auxiliar a entidade acadêmica, uma vez que explora o assunto do empreendedorismo nos meios do Comércio Internacional e da Universidade, sugerindo uma possível reflexão acerca do currículo oferecido pelo curso, com a intenção de aprimorar o ensino do empreendedorismo. A metodologia adotada consistiu na pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado, validado por cinco especialistas nas áreas de comércio internacional, empreendedorismo e psicologia. Cabe ressaltar que os dados foram analisados e interpretados por meio da estatística descritiva. Os principais resultados obtidos a partir da realização do trabalho foram a identificação de elevada presença de características empreendedoras nos formandos, refletindo nos altos níveis de perfil empreendedor apresentados pelos alunos e, mais além, a relação destes resultados com a disciplina de Empreendedorismo em Comércio Internacional, possibilitando verificar que ela contribui para a formação ou desenvolvimento das características empreendedoras nos acadêmicos.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Perfil empreendedor. Características empreendedoras.

ABSTRACT
This study aimed to identify which entrepreneurial characteristics can be found in located in the Serra Gaúcha. International Trade graduate students. The identification of such attributes may assist the academic entity, once it explores the subject of entrepreneurship within the International Trade and University area, proposing a possible reflection upon the curriculum offered by the course, with the intention of optimizing the education of entrepreneurship. The methodology consisted of a qualitative research, with exploratory approach, and the data collection instrument used was a structured questionnaire, validated by five experts in international trade, entrepreneurship and psychology areas. It is worth noting that the data was analyzed and interpreted through descriptive statistics. he main results obtained from this study were the identification of great presence of entrepreneurial characteristics in the graduates, reflecting in the high levels of entrepreneurial profile presented by the students and, furthermore, the relation of such results to the discipline of Entrepreneurship in the International Trade, allowing to verify that attributes with the levels of entrepreneurial profile of the students and, furthermore, to relation of these results with the class of Entrepreneurship in International Trade, allowing to verify that such class contributes to the formation or development of entrepreneurial characteristics in the academics.
Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneurial profile. Entrepreneurial characteristics.

Biografia do Autor

Renata Muraro, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Comércio Internacional pela Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). E-mail: re_muraro@hotmail.com.

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). E-mail: fernandalazzari@hotmail.com.

Luciene Eberle, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração no curso em Associação Ampa entre Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul (Porto Alegre e Caxias do Sul/Brasil). Professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). E-mail: leberle@ucs.br.

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutor em Administração na Área de Marketing pela Universdade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidadepela Universdade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor e pesquisados na Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). Consultor de empresas na Área de Estratégia e Mercado. E-mail: gsmilan@ucs.br.

Fábio Verruck, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul/Brasil). E-mail: fverruck@ucs.br.

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

Muraro, R., Lazzari, F., Eberle, L., Milan, G. S., & Verruck, F. (2018). AVALIAÇÃO DE PERFIL EMPREENDEDOR EM MEIO ACADÊMICO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 15(2), 136–156. https://doi.org/10.25112/rgd.v15i2.1526