DE MOVIMIENTO RELIGIOSO A PARTIDO POLÍTICO: EL CASO DEL MOVIMIENTO INDEPENDIENTE DE RENOVACIÓN ABSOLUTA – MIRA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v11i2.102Resumo
O presente artigo visa a descrever a evolução de movimento religioso a partido político do Movimento Independente de Renovação Absoluta (doravante MIRA). Nesse sentido, mostra-se que, embora o MIRA esteja ancorado em um imaginário e mito fundador religioso, a consolidação no cenário político eleitoral tem sido moldada pela legislação partidária e eleitoral colombiana, pela situação política e pela aprendizagem no exercício do poder. Consequentemente, argumenta-se que as adaptações institucionais permitiram que o MIRA se constituísse um partido político menor, que alguns chamam de disciplinado e exemplo de processos democráticos.
Palavras-chave: Religião. Política. Democracia. Processo eleitoral. MIRA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.