OBSERVAÇÃO DE AVES EM ARROIO EM MEIO URBANO COMO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.495Resumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver um projeto em educação ambiental utilizando o tema “aves do arroio Estância Velha/Portão” no Centro Municipal de Educação Ambiental de Estância Velha - RS, juntamente com duas escolas municipais. Foram realizados três encontros por escola (aula teórica e prática, saída de campo e pesquisa em guias de campo). Nas aulas, foram utilizados materiais como peles de aves taxidermizadas, ninhos e penas. Também foram elaborados jogos pedagógicos. Para a identificação das espécies na saída de campo, foram utilizados binóculos e guias de campo. Foram registradas 31 espécies de aves. Por meio do projeto, os alunos puderam aprender sobre a biodiversidade local, sua importância ecológica, e observar os impactos ao meio causados por ações antrópicas.
Palavras-chave: Aulas em campo. Educação. Conscientização.
ABSTRACT
The aim of this study was to conduct an environmental education project using the topic “birds from Estância Velha/Portão stream” in the Center of Environmental Education from Estância Velha – RS, amongst two public schools. Three classes were made in each school (theoretical and practical lessons, field trip and research in field guides). During lessons, birds skins, nests and feathers were used. Also, educational games were made. To identify those species in the field trip, binoculars and field guides were used. Thirty one bird species were recorded. Through the project, students were able to learn about the local biodiversity, its ecological importance, and observe the impact to the environment caused by human actions.
Keywords: Awareness. Education. Field lessons.
Referências
ALLENSPACH, N.; ZUIN, P.B. Aves como subsídio para a Educação Ambiental: perfil das iniciativas brasileiras. Atualidades Ornitológicas On-line, nº 176, p. 50-57, novembro - dezembro 2013.
ARGEL-DE-OLIVEIRA, M. M. Subsídios para a atuação de biólogos em Educação Ambiental: O uso de aves urbanas em educação ambiental. 1996. Disponível em: <http://www.marthaargel.com.br/ornitologia/publicados/ea_urbanas.htm>. Acesso em 02 dezembro 2015.
COSTA, R.G. A observação de aves como ferramenta didática para educação ambiental. Revista Didática Sistêmica, v. 6, p. 33 – 44, julho - dezembro 2007.
CUBA, M.A. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, nº 2, v. 1, p. 23-31, julho - dezembro 2010.
HANZEN, S.M.; TAVARES, P.R.A.; GIMENES, M.R. O acréscimo do conhecimento sobre aves aplicado à educação ambiental na escola Estadual Senador Filinto Muller no município de Ivinhema – MS. Atualidades Ornitológicas On-line, nº 188, p. 33-38, novembro – dezembro 2015.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189 – 205, março 2003.
PIACENTINI, V. Q. et al. Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, nº 23, v. 2, p. 91-298, junho 2015.
REIS, L. C. L.; SEMÊDO, L. T. A. S.; GOMES, R. C. Conscientização Ambiental: da Educação Formal a Não Formal. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, nº 1, v. 2, p. 47-60, janeiro - junho 2012.
SANTOS, D.R.M.; PRAÇA, A.V.S. Conhecimento da avifauna pelos alunos do ensino médio do Instituto Marcos Freitas (IMF) Unidade Duque de Caxias (Rio de Janeiro, Brasil). Atualidades Ornitológicas On-line, nº 187, p. 55-60, setembro - outubro 2015.
SIGRIST, T. Avifauna Brasileira. 4. ed. Vinhedos, SP: Avis Brasilis Editora, 2014.
TIMM, J. et al. Diagnóstico Ambiental do Arroio Estância Velha. 121p. Estância Velha, 2011.
TOLEDO, M.C.B.; BATISTA, G.; MAIA, J.S. Avaliação das áreas verdes urbanas e da diversidade de aves do Município de Taubaté, SP. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, 30 de abril a 05 de maio de 2011, Curitiba. Anais... INPE, p. 3174-3181.
VARÃO, L.F.; GAMAS, J.A.G. Estudo das aves urbanas no processo ambiental de Imperatriz (MA). Revista UNI, Imperatriz (MA), nº 2, v. 2, p.57-66, janeiro - julho de 2012.
VIEIRA-DA-ROCHA, M.C.; MOLIN, T. A aceitação da observação de aves como ferramenta didática no ensino formal. Atualidades Ornitológicas On-line, nº 146, p. 33-37, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.