CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE MATINHOS-PR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.4130Palavras-chave:
Ensino das Ciências Ambientais, Educação Ambiental, Formação de Professores(as), Ciências AmbientaisResumo
Essa pesquisa objetivou estudar como um curso de formação continuada prioritariamente para professores(as) pode contribuir como fundamentação teórica para a prática da Educação Ambiental (EA) no contexto escolar dos docentes que atuam na rede municipal de Matinhos - PR. A abordagem de pesquisa utilizada foi a Quali-Quantitativa e a coleta de dados ocorreu por meio da utilização de questionários, em dois momentos distintos, antes e após o processo de implementação do curso de formação continuada. Para a análise de dados foi utilizado o software de análise do tipo QDA (Qualitative Data Analysis). O curso foi ofertado prioritariamente aos(às) professores(as) da rede municipal de Matinhos e se estendeu para outras regiões do Paraná. Dos 14 projetos desenvolvidos, 11 (78,6%) usaram os referenciais teóricos disponibilizados durante a formação e três (21,4%) não fizeram uso de algum material disponibilizado durante o curso. As ações implementadas em 13 (92,9%) projetos trazem indícios de uma Educação Ambiental Conservadora, embora, mesmo assim, alguns aspectos teóricos de uma EA crítica tenham aparecido. O curso contribuiu aproximando as fundamentações teóricas de base científica aos(às) professores(as) da educação básica, possibilitando a troca de experiência e conhecimento entre os(as) professores(as) da Universidade e da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vandra Feretti, Emerson Joucoski, Christiano Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.