NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL

Autores

  • Joana Catela Instituto Politécnico de Leiria
  • Sara Mónico Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3859

Palavras-chave:

Cidadania, Educação, Etnografia, Métodos criativos, Participação

Resumo

Nas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas, salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos.

Biografia do Autor

Joana Catela, Instituto Politécnico de Leiria

Joana Catela é licenciada em Antropologia pela FCSH-UNL, mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Cambridge e doutorada em Antropologia pelo ISCTE-IUL, tendo desempenhado funções como investigadora de pós-doutoramento em três projetos de investigação (ICS-Universidade de Lisboa e ISCTE-IUL). É Professora Adjunta Convidada da ESECS do Politécnico de Leiria. É investigadora integrada no CI&DEI e colaboradora no Dinâmia’CET, ISCTE-IUL. As suas atividades científica e de docência centram-se em diversos domínios da Antropologia e das metodologias de investigação. Participa em eventos científicos nacionais e internacionais e publica em livros e revistas nacionais e estrangeiras. Desempenha também funções como professora do Ensino Básico num Agrupamento de Escolas de Lisboa.

Sara Mónico, Instituto Politécnico de Leiria

Sara Mónico Lopes, é licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. É investigadora integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) e colaboradora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, no polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria). A sua atividade científica e de docência centra-se nos domínios da antropologia e da educação, das metodologias de investigação, da educação permanente, do envelhecimento e da intergeracionalidade. Tem colaborado em diversos projetos de investigação, financiados e não financiados, tem participado em eventos científicos nacionais e internacionais e publicado em livros e revistas portuguesas e estrangeiras. É coordenadora do curso de Relações Humanas e Comunicação Organizacional, ensino a distância, do Instituto Politécnico de Leiria. 

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Catela, J., & Mónico, S. (2024). NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS DE CIDADANIA ATIVA NUMA ESCOLA MULTICULTURAL. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3859