EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: UMA VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ARTÍSTICA ENTRE PARES

Autores

  • Jenny Gil Sousa Instituto Politécnico de Leiria
  • Cristiana Pizarro Madureira Instituto Politécnico de Leiria
  • Patrícia Ferreira da Silva ATLAS – People like us
  • Sara Isabel Silva Dias ATLAS – People like us

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3857

Palavras-chave:

Direitos humanos, Educação entre pares, Intervenção socioeducativa, Linguagens artísticas

Resumo

Este texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa.  Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Jenny Gil Sousa , Instituto Politécnico de Leiria

Jenny Gil Sousa é doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e licenciada em Animação Socioeducativa, com especialização em Desenvolvimento Local, pelo Instituto Politécnico de Coimbra. É professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, investigadora integrada no CICS.NOVA.IPLeiria e investigadora colaboradora no CI&DEI e no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre desenvolvimento comunitário, velhice, ócio, cultura, animação sociocultural e artística, estudos culturais, intervenção social, educação e acessibilidade.

Cristiana Pizarro Madureira, Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Educação pela Universidade Vigo (Espanha), registo na Universidade do Minho (Portugal). Professora adjunta na ESECS, Instituto Politécnico de Leiria). Desde 2000 leciona no ensino superior e atualmente é professora adjunta na ESECS, Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, onde coordena o Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Desenvolvimento Comunitário. Internacionalizou a atividade docente em 2012 em Moçambique e atualmente estendeu esta internacionalização a Espanha, Brasil e Guiné-Bissau. É investigadora integrada na Universidade do Porto (CITCEM) e colaboradora na Universidade Lusófona (CeiED). Centra a sua ação numa relação de diálogo intercultural e de proximidade humana.

Patrícia Ferreira da Silva, ATLAS – People like us

Patrícia Ferreira da Silva é Licenciada em Serviço Social desde 2019, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem uma Especialização Avançada em Violência Doméstica, Maus Tratos e Abuso Sexual e desenvolveu atividade profissional como Assistente Social num Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica. Realizou também diversas formações nas áreas de envelhecimento, gestão de projetos sociais, gestão de voluntariado e tráfico de seres humanos. No decurso da atividade profissional atual, tem-se dedicado a projetos no âmbito da Cooperação e Educação para o Desenvolvimento e projetos de desenvolvimento local e comunitário. Atualmente, encontra-se a exercer funções na Atlas People Like Us e está a realizar Pós-Graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo na Universidade Católica do Porto.

Sara Isabel Silva Dias, ATLAS – People like us

Sara Isabel Silva Dias, Licenciada em Política Social desde 2006 pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, tendo feito ao longo do percurso profissional, diversas formações nas áreas de recursos humanos, legislação laboral, gestão de projetos sociais, envelhecimento e gestão de voluntariado. No decorrer da atividade profissional tem adquirido experiências e desenvolvido projetos no âmbito da Cooperação e Educação para o Desenvolvimento e projetos de desenvolvimento local e comunitário. Neste momento encontra-se a desenvolver a sua atividade profissional na Atlas People Like Us, como formadora em entidades de formação profissional e está a realizar Pós-Graduação em Desenvolvimento Local Colaborativo na Universidade Católica do Porto.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Sousa , J. G., Madureira, C. P., Silva, P. F. da, & Dias, S. I. S. (2024). EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS: UMA VIVÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA E ARTÍSTICA ENTRE PARES. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3857