DIALÉTICA DA DEPENDÊNCIA E A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.3405Palavras-chave:
América Latina, Capitalismo, Dependência, Metrópole, PeriferiaResumo
O estudo tem como objetivo central analisar as condições materiais e da dependência latino-americana, assim como as reflexões e elaborações em torno do subdesenvolvimento, frente às diretrizes do sistema capitalista mundial e suas relações diante de potencial emancipação política da América Latina. A relevância da emancipação como fundamento determinante para além da sobrevivência política de um Estado suplementa o avanço independente e autônomo em advento combativo de interferências e influências exploratórias internacionais. Para dispor de razoabilidade e explicação, tanto histórica quanto político-econômica, suscita-se como importante a aprofundada investigação e análise das dinâmicas exploradoras e, consequentemente, dos desdobramentos oriundos destas para a configuração da América Latina diante do sistema capitalista mundial. Como marco teórico adjunto, metodologicamente complementar à premissa da pesquisa, será abarcada a análise das obras Dialética da Dependência e Desenvolvimento do Subdesenvolvimento, ambas da vertente teórica marxista da dependência (de natureza Bibliográfica secundária) – de Ruy Mauro Marini e André Gunder Frank – a fim de compreender a dinâmica das relações dadas entre centro/metrópole e periferia/satélite. Pôde-se concluir que sem a superação da superexploração do trabalho e das trocas desiguais, a condição de dependência e subdesenvolvimento da América Latina tende a se manter, refratando uma Emancipação Política vislumbrável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Padilha Pereira Silva, Bruno Vicente Lippe Pasquarelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.