O SUJEITO EM LÊNIN E GRAMSCI: O LUGAR E O MÉTODO NA FORMAÇÃO POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.254Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar alguns pressupostos teóricos e o lugar do processo de formação política do sujeito no contexto de duas experiências significativas durante as duas primeiras décadas do século XX: a Revolução Russa e a constituição do Regime Fascista na Itália. Compreende-se a necessidade de problematizar o mediador entre o sujeito e a sua formação. Assim, em Lênin, temos o lugar do partido; já em Gramsci, o espaço da Hegemonia. Ao primeiro autor, busca-se a implicação e o lugar da „força externa‟ que determina a consciência do amanhã do sujeito. Já, para o segundo autor, vislumbramos a possibilidade da formação político-pedagógica do sujeito por meio da arte da previsão.
Palavras-chave: Formação política. Sujeito. Lênin. Gramsci.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.