AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASMÁTICOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.234Resumo
Asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e limitação ao fluxo aéreo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o condicionamento físico de crianças e adolescentes asmáticos, antes e após a aplicação de um protocolo de treinamento muscular. Trata-se de um estudo com design pré-experimental do tipo antes e depois. Como parâmetros, foram utilizados o teste força explosiva de membros inferiores (Jump Test) e o teste força de força explosiva de membros superiores. Participaram cinco colaboradores, todos do sexo masculino, com idade de 10±2,88 anos. No teste força explosiva de MMII, o grupo teve uma média de 220±13,15 cm antes de participar do programa de reabilitação e, depois, 280±13,36. No teste de força explosiva de MMSS, houve ganho de força entre 20% e 30% entre eles. No teste de força antes do programa, os colaboradores estavam com desempenho considerado bom e, depois do programa, passaram a um nível muito bom. Na análise da flexibilidade, tiveram um desempenho abaixo do valor predito, que é de 21cm, mas, depois da participação no programa, apresentaram um valor superior ao predito para a idade. A participação no projeto de extensão foi considerada satisfatória, pois houve uma melhora do condicionamento físico desse grupo de crianças.
Palavras-chave: Asma. Condicionamento físico. Reabilitação Pulmonar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.