REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bernardo Benites de Cerqueira Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale
  • João Batista Mossmann Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1610

Resumo

Este trabalho apresenta o uso de jogos digitais voltados para a área da neuropsicologia, no contexto das funções executivas (FE), com foco no componente de controle inibitório, em aplicações com crianças do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória, estruturada em revisão de literatura, sobre o uso de jogos digitais na área das funções executivas, especificamente o controle inibitório, com crianças de 6 a 13 anos de idade. A metodologia proposta nesta pesquisa exploratória foi realizada em duas bases de dados utilizando os mesmos descritores: uma nacional, Capes; e a segunda internacional, a base de dados Scopus. Como resultado, foram encontrados ao todo 5 trabalhos que apresentavam jogos digitais voltados para o controle inibitório ou sua estimulação. Os resultados desta pesquisa indicam que jogos digitais voltados para o controle inibitório em crianças do ensino fundamental ainda carecem de maiores investigações, e que as pesquisas encontradas não levaram em consideração a consequência dos programas nos indivíduos e seus comportamentos a médio e longo prazo, após a aplicação das intervenções.
Palavras-chave: Controle inibitório. Funções executivas. Jogos digitais.

ABSTRACT
This work presents the use of digital games aimed at the neuropsychology field, specifically in the context of the executive functions (EF) focusing on the inhibitory control component in applications with elementary school children. The objective of this investigation is to perform a exploratory bibliographic research, structured in literature review,on the use of digital games in the executive functions area, specifically inhibitory control, with children from 6 to 13 years old. The methodology proposed in this exploratory research was performed utilizing two databases with the same keywords: Capes, a national database; and Scopus, an international database. As result, altogether, 5 researches that presented digital games aimed for inhibitory control or stimulation were found. The results of this research indicate that digital games aimed for primary schools children’s inhibitory control still lack further investigation, and that the research found in the area did not take into account the consequences of their programs on the subjects and their behavior in medium and long term, after the implementation of the intervention.
Keywords: Inhibitory control. Executive functions. Digital games.

Biografia do Autor

Bernardo Benites de Cerqueira, Universidade Feevale

Graduado em Jogos Digitais pela Universidade Feevale. Mestrando pelo PPG Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. E-mail: bcerqueira@feevale.br

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Professora e pesquisadora do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestrado Profissional em Letras e Graduação da Universidade Feevale. E-mail: deboranice@feevale.br

João Batista Mossmann, Universidade Feevale

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e do Laboratório de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem da Universidade Feevale. E-mail: mossmann@feevale.br

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Cerqueira, B. B. de, Barbosa, D. N. F., & Mossmann, J. B. (2018). REVISÃO EXPLORATÓRIA DE LITERATURA EM JOGOS DIGITAIS VOLTADOS PARA ESTIMULAÇÃO DO CONTROLE INIBITÓRIO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Conhecimento Online, 3, 28–40. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1610

Edição

Seção

Artigos Livres