DISCIPLINA CENTRADA NO ESTUDANTE: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA E ESCUTA COMPREENSIVA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.147Resumo
O artigo retrata um estudo sobre a Disciplina na Escola com base na perspectiva humanista da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Ransom Rogers. Discute alguns conceitos de disciplina na escola, desde a Pré-História, passando pela Idade Média e Idade Moderna, buscando verificar como os povos a conceberam, e tenta a ressignificação de autodisciplina hoje para além do poder disciplinar e da mera burocracia escolar. Esse processo objetiva refletir, compreender e facilitar a forma de trabalhar com o fenômeno da disciplina no espaço escolar. Toda a reflexão abarca a importância do papel da Escuta Compreensiva Centrada na Pessoa na instituição educacional.
Palavras-chave: Disciplina na Escola. Escuta Compreensiva na Escola. Abordagem Centrada na Pessoa. Psicologia Humanista. História da Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.