DISCIPLINA CENTRADA NO ESTUDANTE: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA E ESCUTA COMPREENSIVA NA ESCOLA

Autores

  • Jéferson Ricardo Brito da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.147

Resumo

O artigo retrata um estudo sobre a Disciplina na Escola com base na perspectiva humanista da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Ransom Rogers. Discute alguns conceitos de disciplina na escola, desde a Pré-História, passando pela Idade Média e Idade Moderna, buscando verificar como os povos a conceberam, e tenta a ressignificação de autodisciplina hoje para além do poder disciplinar e da mera burocracia escolar. Esse processo objetiva refletir, compreender e facilitar a forma de trabalhar com o fenômeno da disciplina no espaço escolar. Toda a reflexão abarca a importância do papel da Escuta Compreensiva Centrada na Pessoa na instituição educacional.

Palavras-chave: Disciplina na Escola. Escuta Compreensiva na Escola. Abordagem Centrada na Pessoa. Psicologia Humanista. História da Educação.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

da Silva, J. R. B. (2010). DISCIPLINA CENTRADA NO ESTUDANTE: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA E ESCUTA COMPREENSIVA NA ESCOLA. Revista Conhecimento Online, 2, 79–98. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.147

Edição

Seção

Artigos Livres