IDENTIDADE E ALTERIDADE NA PUBLICIDADE TELEVISIVA BRASILEIRA: O ENDEREÇAMENTO DE MARADONA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014

Autores

  • Hamilcar Silveira Dantas Junior Universidade Federal de Sergipe/UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe/UFS
  • Elder Silva Correia Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
  • Cristiano Mezzaroba Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1279

Resumo

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar o modo de endereçamento das publicidades veiculadas pela mídia televisiva brasileira a partir da presença do ídolo futebolístico argentino Diego Maradona em relação à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, que teve a pretensão de analisar um produto midiático articulado ao espaço social mais amplo e a produção de sentidos nele intencionados. Os dados empíricos foram coletados em 02 propagandas: a das “Sandálias Havaianas” e a do Portal de classificados “Bomnegócio.com”. A análise dos modos de endereçamento foi feita a partir de dois eixos de análise considerados a priori: (1) rivalidade x nacionalidade e, (2) desejo de má sorte. Como resultado, podemos inferir que utilizar a imagem de Maradona em período de Copa do Mundo tratou-se de uma opção publicitária que procurou intensificar a rivalidade entre Brasil e Argentina a fim de atingir, sobretudo, os brasileiros aficionados por futebol e pela seleção brasileira, alimentando diferenças identitárias vinculadas a essas duas nações.

Palavras-chave:Endereçamento. Publicidade. Maradona. Copa do Mundo de 2014.

 

ABSTRACT

This article aims at analyzing how the Brazilian television media addressed the presence of the Argentine idol Maradona in relation to the 2014 World Cup. This research is a descriptive study designed to analyze a media product which was articulated to a broader social space and to the production of meaning intended in it. The empiric data were collected in 02 advertisements, the Brazilian flip flops called “Havaianas” and the e-commerce website “Bomnegócio.com”. The analysis about the addressing modes was made from two aspects: (1) rivalry x nationality and, (2) the desire to jinx. We have inferred that the use of Maradona’s image during the World Cup period was an advertising option that sought to intensify the rivalry between Brazil and Argentina in order to achieve, above all, the Brazilian fans of soccer and fans of the Brazilian soccer team, increasing identity differences linked to these two nations.

Keywords: Addressing. Publicity. Maradona. 2014 World Cup.

Biografia do Autor

Hamilcar Silveira Dantas Junior, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação/UFBA

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Doutor em Educação/UFBA

Elder Silva Correia, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Mestre em Educação Física/UFES

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação Física - Teoria e Prática Pedagógica/UFSC
Doutorando em Educação - Linha Sociologia e História/UFSC

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Dantas Junior, H. S., Zoboli, F., Correia, E. S., & Mezzaroba, C. (2018). IDENTIDADE E ALTERIDADE NA PUBLICIDADE TELEVISIVA BRASILEIRA: O ENDEREÇAMENTO DE MARADONA DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014. Revista Conhecimento Online, 1, 39–53. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1279

Edição

Seção

Artigos Livres