PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, BIOQUÍMICO E HEMATOLÓGICO DE IDOSOS RESIDENTES DO MUNICÍPIO DE IVOTI/RS

Autores

  • Daiane Bolzan Berlese Universidade Feevale
  • Larissa Carlos da Silva Universidade Feevale
  • Geraldine Alves dos Santos Universidade Feevale
  • Gilson Luis da Cunha Universidade Feevale
  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale
  • Luciane Rosa Feksa Universidade Feevale
  • Cassia Cinara da Costa Universidade Feevale
  • Karine da Silva Universidade feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1145

Resumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que vem ocorrendo de forma rápida nos países em desenvolvimento. Este trabalho buscou conhecer as características dos idosos residentes de Ivoti/RS no intuito de contribuir e retardar problemas de saúde pública relacionados ao envelhecimento da população. Através de um estudo quantitativo transversal com 160 idosos do munícipio de Ivoti/RS, foi realizado um questionário sócio demográfico e coleta de amostras biológicas para análise bioquímicas e hematológicas. Nos resultados, obtivemos uma maioria (73,8%) de mulheres participantes, casados (57,5%), aposentados (100%), com renda familiar de até dois salários mínimos (58,1%), com escolaridade até 4º série (42,5%) e bilíngue (68,8%). Ao analisar as variáveis bioquímicas e hematológicas por sexo, não se obteve diferença estatística e os valores estão dentro do preconizado pela literatura. Os resultados encontrados nesse estudo apontam para o envelhecimento bem-sucedido nos idosos residentes no município de Ivoti/RS.

Palavras-chave: Idoso. Envelhecimento. Perfil Bioquímico. Perfil Hematológico.

 

ABSTRACT

Population aging is a fast-growing global phenomenon in developing countries. This work aimed to know the characteristics of elderly residentes of Ivoti/Rs, in order to contribute to and delay public health problems related to the aging of the population. A cross-sectional quantitative study with 160 elderly individuals from the municipality of Ivoti/Rs, carried out a sócio-demographic questionnaire and collection of biological samples for biochemical and hematological analysis. In the results, we obtained a majority (73,8%) of women, married (57,5%), redired (100%), with a Family income of up to two minimum wages (58,1%), series (42,5%) and bilingual (68,8%). When analyzing the biochemical and hematological variables by sex, no statistical difference was obtained and the values are within the recommended by the literature. The results found in this study point to the successful aging of the elderly in the monicipality of Ivoti/Rs.

Keywords: Old man. Aging. Profile Biochemist. Profile Hematologic.

Biografia do Autor

Daiane Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atuou como coordenadora de pesquisa clínica do Centro de Pesquisas em Diabetes em Porto Alegre. Atualmente é professora de Bioquímica do Instituto de Ciências da Saúde, pesquisadora no Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Saúde e docente do Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Larissa Carlos da Silva, Universidade Feevale

Acadêmica de Biomedicina, bolsisita de iniciação científica.

Geraldine Alves dos Santos, Universidade Feevale

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Formação na técnica de Rorschach e Zulliger, Especialização em Gerontologia Social, Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Pós doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Anteriormente coordenou o Curso de Psicologia da Feevale. Atualmente é professora titular do curso de psicologia, docente e orientadora do Curso de Mestrado e Doutorado em Diversidade e Inclusão Social e psicóloga do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale, onde coordena o projeto de extensão e estágio curricular de psicogerontologia. No Núcleo de Atendimento Psicológico de Novo Hamburgo atua como psicóloga e coordena o Espaço de Gerontologia. Participa do IMNH - Instituto da Mente de Novo Hamburgo: Diagnóstico, Intervenção e Pesquisa em Nueropsicologia. Participa como colaborado do IPSI e da ABRAZ NH. Nos cursos de especialização de Abordagem Centrada na Pessoa e Psicologia do Esporte ministra as disciplinas relacionadas à psicogerontologia.Também é docente convidada de cursos da área de gerontologia da Universidade Feevale, Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Unisinos e do Hospital Santa Catarina. Ex-Vice-Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Ex- Presidente e Diretora Técnico-científica da Associação Brasileira de Gerontologia/RS. Ex Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Ivoti e do Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul. Participou da Rede Fibra de pesquisa. Particpa Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, envelhecimento bem-sucedido, processo de envelhecimento, personalidade, avaliação psiclógica, inclusão social e qualidade de vida.

Gilson Luis da Cunha, Universidade Feevale

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), com ênfase em aspectos genéticos do envelhecimento. Foi professor adjunto horista da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de março de 2001 a julho de 2008. Foi professor em cursos de especialização na área de gerontologia na Universidade federal do Ceará, Universidade do Contestado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul e Unisinos. Atualmente é professor horista do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, ministrando a disciplina de Biologia Geriátrica do Curso de Especialização em Gerontologia desta instituição e professor colaborador do curso de especialização em gerontologia da Universidade FEEVALE. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Bioquímica e Biologia do Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Drosophila melanogaster, envelhecimento, longevidade, metabolismo energético, restrição de calorias, trans-resveratrol, bioensaio de geotaxia negativa e desempenho motor.Bolsista de pós-doutorado CAPES no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio Probatório em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/.

Luciane Rosa Feksa, Universidade Feevale

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência acadêmica na área de bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: enzimologia, toxicologia, nanobiotecnologia e metabolismo e bioenergética. Professora e pesquisadora na Universidade Feevale no grupo de pesquisa em Bioanálises, em Saúde Humana e Ambiente e Toxicologia Experimental, pesquisadora-colaboradora na UFRGS integrando o grupo de Erros Inatos do Metabolismo. Avaliadora do MEC, realizando avaliações in loco de cursos de graduação.

Cassia Cinara da Costa, Universidade Feevale

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade Feevale (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: DPOC, Reabilitação Pulmonar, Fisioterapia Cardiorespiratória Hospitalar e UTI..

Karine da Silva, Universidade feevale

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001). Atualmente é professor de ensino superior da UNIVERSIDADE FEEVALE, enfermeira responsável técnico do CENTRO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS RENAIS LTDA e mestranda do Programa de Pós Graduação em DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Berlese, D. B., da Silva, L. C., dos Santos, G. A., da Cunha, G. L., Berlese, D. B., Feksa, L. R., da Costa, C. C., & da Silva, K. (2018). PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, BIOQUÍMICO E HEMATOLÓGICO DE IDOSOS RESIDENTES DO MUNICÍPIO DE IVOTI/RS. Revista Conhecimento Online, 1, 120–127. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1145

Edição

Seção

Artigos Livres