O INTERESSE DOS VIAJANTES PELOS ELEMENTOS GASTRONÔMICOS DO TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.90Resumen
O turismo utiliza os elementos gastronômicos – restaurantes típicos, mercados públicos, cafés, bares, festas e rotas gastronômicas - como oferta diferencial complementar. Essa aplicação proporciona experiências diferenciadas e desempenha importante papel como elemento de integração entre os turistas e as comunidades locais. Este artigo é resultado do Projeto Experimental desenvolvido em atividade de monitoria na disciplina Gastronomia e Turismo, no Curso de Turismo da Universidade Feevale, durante o segundo semestre de 2013. A pesquisa buscou investigar o interesse dos viajantes pelos elementos gastronômicos. Quanto à metodologia, caracteriza-se como exploratória, tendo como procedimentos técnicos a aplicação de um questionário com perguntas simples e respostas fechadas junto a pessoas que realizaram mais de três viagens em âmbito nacional ou internacional nos últimos dois anos. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que 81% dos respondentes buscam conhecer a gastronomia típica dos locais visitados em suas viagens turísticas, 36% consideram a gastronomia típica “muito importante” em suas viagens, enquanto 58% consideram “importante”. Esse estudo está vinculado ao projeto de extensão continuada “Gastronomia e Turismo: unindo sabores e saberes”, que está sendo desenvolvido na Instituição e que busca ampliar o conhecimento sobre a gastronomia regional e sua atratividade turística.
Palavras-chave: Turismo. Gastronomia. Elementos gastronômicos. Viajantes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.