EMPREENDEDORISMO FEMININO NO TURISMO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.4208Palabras clave:
Empreendedorismo, Feminino, Mulher, Gênero, TurismoResumen
Durante muito tempo, a pesquisa em empreendedorismo turístico concentrou-se majoritariamente em aspectos econômicos e estratégicos, relegando a temática de gênero a um segundo plano. Contudo, a crescente participação feminina no setor turístico, associada à sua relevância para o desenvolvimento econômico e social, evidencia a necessidade de explorar essa interseção de maneira mais aprofundada. Para explorar tal lacuna, o presente artigo busca analisar a evolução da produção científica sobre o empreendedorismo feminino no turismo, com foco na identificação de tendências temáticas, autores mais produtivos, periódicos de destaque, padrões de colaboração e lacunas existentes na literatura. Tomando como base a pesquisa em empreendedorismo feminino, turismo e gênero, foi realizada uma revisão bibliométrica nas bases Scopus e Web of Science, totalizando 172 artigos analisados por meio das leis de Lotka, Zipf e Bradford, com apoio do software RStudio (Bibliometrix/Biblioshiny) e Excel®. Os resultados indicaram que, embora tenha havido crescimento da produção acadêmica sobre o tema a partir de 2015, a atenção científica ainda é incipiente, concentrando-se em poucos autores e periódicos específicos, com baixa colaboração internacional envolvendo o Brasil. Como principal contribuição, este artigo apresenta à literatura um mapeamento detalhado da produção científica sobre o empreendedorismo feminino no turismo, destacando a necessidade de ampliação das investigações, especialmente em contextos latino-americanos, e reforçando a importância de políticas inclusivas para fortalecer a participação feminina no setor.
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Derechos de autor 2025 Assis Zukunelli, Ana Claudia Machado Padilha, Erlaine Binotto

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