SOCIEDADE, REPRESENTAÇÕES E EXPERIÊNCIAS: UMA BREVE OBSERVAÇÃO DA EVOLUÇÃO DO DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.358Resumen
A evolução dos contextos sociais, do design e de suas práticas, permite ao homem novos modelos de construção das suas experiências. Com o intuito de estabelecer tal discussão, este artigo se propõe a compreender a evolução dos artefatos construídos pelo homem através do olhar do design e das representações. Para tanto, se observam as transformações dos objetos projetados em um debate entre sua funcionalidade e demais valores intangíveis presentes no seu uso ou consumo. Paralelamente, se estabelece um panorama entre contextos sociais e conceituações do design, desde suas origens até a contemporaneidade.Citas
CARÚ, A.; COVA, B. Consuming experiences. London: Routledge, 2007.
CELASCHI, F. Dentro al progetto: appunti di merceologia contenporanea. In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per La ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Finding Flow: The Psychology of Engagement With Everyday Life. New York: Basic Books,1998.
DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci, 2007.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FORTY, A. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRANZATO, C. O design estratégico no diálogo entre cultura de projeto e cultura de empresa. Strategic Design Research Journal, 3(3), p. 89-96, setembro-dezembro 2010.
KRIPPENDORFF, K. The semantic turn: A new foundation for design. London: Taylor & Francis, 2006.
LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarola, 2004.
LLOYD, P.; SNELDERS, D. What was Philippe Starck thinking of? Design Studies, 24, p. 237-253, 2003.
MALDONADO, T. Design industrial. Lisboa: Edições 70, 1991.
MCLELLAN, H. Experience design. Cyber Psychology and behavior, v. 3 (1), 2000.
NORMAN, D. A. Emotional design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. New York: Basic Books, 2005.
PINE, J.; GILMORE, J. The Experience Economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.
SIMON, H. The sciences of the artificial. Boston: MIT Press Paperback Editions, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.