A PSICOLOGIA E A CURA GAY: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.3371Palabras clave:
Cura Gay, Homossexualidade, LGBTQIA , PsicologiaResumen
O presente trabalho objetiva a realização de uma análise acerca dos principais apontamentos da literatura brasileira relacionados à chamada “cura gay”. O Brasil apresenta altos índices de violência contra pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexual, assexual) fazendo-se necessário compreender o posicionamento da psicologia, gerando novas produções, promovendo a desestigmatização. Através de uma revisão sistemática da literatura, foram analisados 8 artigos relacionados ao tema e foram traçadas considerações acerca das heranças socioculturais deixadas pela ditadura militar e epidemia da AIDS. Foi possível constatar que existe no Brasil um cenário polarizado entre os apoiadores da cura gay e os defensores da proibição das terapias de reorientação sexual. Constatou-se uma série de ataques contra a resolução 01/1999 e contra o próprio Conselho Federal de Psicologia. Intitulado A psicologia e a Cura Gay: Uma análise das produções brasileiras, organizado em forma de artigo, submetido para a apreciação da revista Conhecimento Online.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Felipe Freitas, Marlene Strey

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.