REVISÃO NARRATIVA DO USO DE LABORATÓRIOS REMOTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA À LUZ DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL

Autores

  • Lenilda Batista de Souza Universidade Federal do Tocantins
  • George Lauro Ribeiro Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Gentil Veloso Barbosa Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3021

Palavras-chave:

Autismo, Laboratório Remoto, Teoria da Distância Transacional

Resumo

Na atual fase pandêmica da COVID-19, quase todas as instituições de ensino foram forçadas a passar por uma transformação abrupta de ensino presencial para ensino remoto geralmente fundamentado na adoção e uso de novas tecnologias educacionais. Especificamente, no contexto dos estudantes com autismo, entende-se como pertinente analisar estudos relacionados a possibilidades destas tecnologias no âmbito da melhoria (ou não) da compreensão conceitual destes estudantes. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo levantar, analisar e discutir práticas de uso de laboratórios remotos e seu impacto na aprendizagem de estudantes autista, à luz da Teoria da Distância Transacional. Para tal, foi feita uma revisão de narrativa de literatura. Foram examinados 32 artigos encontrados nas bases de dados Google Scholar, IEEE Xplore, Wiley InterScience e Science Direct–Elsevier. Como resultado, as evidências demonstraram que, no contexto da Teoria Transacional, os laboratórios remotos tendem a potencializar a efetividade dos métodos de ensino e melhorias na aprendizagem dos estudantes com transtorno do espectro autista.

Biografia do Autor

Lenilda Batista de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Modelagem Computacional de Sistema pela Universidade Federal do Tocantins (Palmas/Brasil). Professora da Secretaria da Educação (Palmas/Brasil). E-mail: lenilda@mail.uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1998-169X

George Lauro Ribeiro Brito , Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (Brasília/Brasil). Professor na Universidade Federal do Tocantins (Palmas/Brasil). E-mail: gbrito@uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9356-4443

Gentil Veloso Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Professor na Universidade Federal do Tocantins (Palmas/Brasil). E-mail: gentil@uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5622-516X

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Ciências Humanas pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora na Universidade Federal do Tocantins (Palmas/Brasil). E-mail: suzanagilioli@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3173-2998

André Luiz Zambalde, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Professor na Universidade Federal do Tocantins (Palmas/Brasil). E-mail: andrezambalde@mail.uft.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0129-7451

Referências

ACHUTHAN, K.; KOLIL, V. K.; DIWAKAR, S. Using virtual laboratories in chemistry classrooms as interactive tools towards modifying alternate conceptions in molecular symmetry. Education and Information Technologies, v. 23, n. 6, p. 2499-2515, nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-018-9727-1. Acesso em: 21 out. 2021.

ACHUTHAN, K. et al. Remote triggered dual-axis solar irradiance measurement system. IEEE Transactions on Industry Applications, v. 56, n. 2, p. 1742-1751, mar./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TIA.2020.2966156. Acesso em: 10 out. 2021.

ACHUTHAN, K. et al. Impacto da experimentação remota, interatividade e eficácia da plataforma nos resultados de aprendizagem em laboratório. Int J Educ Technol High Educ, v. 18, n. 1, p. 38, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00272-z. Acesso em: 15 out. 2021.

AGUILERA-HERMIDA, A. P. College students’ use and acceptance of emergency online learning due to COVID-19. International Journal of Educational Research Open, v. 1, p. 100011, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2020.100011. Acesso em: 10 out. 2021.

ALAM, E. et al. An IoT-Belief Rule Base Smart System to Assess Autism. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ENGENHARIA ELÉTRICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ICEEICT), 4. 2018. Anais [...]. Dhaka, Bangladesh, set. 2018, p. 672-676. Disponível em: https://doi.org/10.1109/CEEICT.2018.8628131. Acesso em: 19 out. 2021.

ALVES, F. Jr. et al. Análise do comportamento aplicada para o tratamento do autismo: uma revisão sistemática de tecnologias assistivas. IEEE Access, v. 8, p. 118664-118672, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3005296. Acesso em: 27 out. 2021.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5/ [American Psychiatric Association; tradução NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli et al. – 5.ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p. Disponível em: https://www.academia.edu/38687859/AMERICAN_PSYCHIATRIC_ASSOCIATION_DSM_5. Acesso em: 27 out. 2021.

ANDRUNYK, V. et al. Modelagem do sistema de recomendação para a síntese de complexos de informação e tecnologia para a educação de alunos com autismo. IEEE - CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (CSIT), 14. 2019. Anais [...]. Lviv, Ucrânia, n. 3, p. 183-186, set. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1109/STC-CSIT.2019.8929776. Acesso em: 25 out. 2021.

BRITES, C. Como a tecnologia pode auxiliar crianças com autismo. Tendência em Educação. Jornada Edu., fev. 2019. Disponível em: https://jornadaedu.com.br/tendencias-em-educacao/criancas-com-autismo/. Acesso em: 26 out. 2021.

DELGATY, L. Transactional distance theory: A critical view of the theoretical and pedagogical underpinnings of e-learning. Interactive multimedia-multimedia production and digital storytelling, London, United Kingdom, nov. 2018, 228p. Disponível em: https://doi.org/10.5772/intechopen.81357. Acesso em: 10 out. 2021.

GROUT, I. Remote Laboratories as a Means to Widen Participation in STEM Education. This article belongs to the Special Issue Teaching and Learning in STEM Education. Education Sciences, v. 7, n. 4, p. 85, nov. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3390/educsci7040085. Acesso em: 17 out. 2021.

HERADIO, R. et al. Virtual and remote labs in education: A bibliometric analysis. Computers & Education, v. 98, p. 14-38, July 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2016.03.010. Acesso em: 26 out. 2021.

HUSNAINI, S. J.; CHEN, S. Efeitos de laboratórios virtuais e físicos de investigação guiada na compreensão conceitual, desempenho da investigação, autoeficácia da investigação científica e prazer. Phys. Rev. Phys. Educ. Res., v. 15, n. 1, p. 010119, mar. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.15.010119. Acesso em: 17 out. 2021.

JO, H. S.; JO, R. S. Design and Development of Remote Laboratory System to Facilitate Online Learning in Hardware Programming Subjects. INTERNATIONAL UNIMAS ENGINEERING CONFERENCE (ENCON), 13. 2020. Anais [...]. Kota Samarahan, Malásia, Oct. 2020, p.1-5. Disponível em: https://doi.org/10.1109/encon51501.2020.9299326. Acesso em: 30 out. 2021.

KHULLAR, V.; SINGH, H. P.; BALA, M. Acompanhante Assistivo baseado em IoT para Indivíduos Hipersensíveis (ACHI) com Transtorno do Espectro do Autismo, 2019. Jornal Asiático de Psiquiatria, v. 46, p. 92-102, dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ajp.2019.09.030 Acesso em: 10 out. 2021.

KOHLI, M.; KOHLI, S. Avaliação eletrônica e currículo de treinamento com base em procedimentos de análise de comportamento aplicados para treinar familiares de crianças diagnosticadas com autismo. IEEE Region 10 Humanitarian Technology Conference (R10-HTC), Agra, India, p. 1-6, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1109/R10-HTC.2016.7906785. Acesso em: 25 out. 2021.

KOLIL, V. K.; MUTHUPALANI, S.; ACHUTHAN, K. Virtual experimental platforms in chemistry laboratory education and its impact on experimental self-efcacy. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n. 30, jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-020-00204-3. Acesso em: 11 out. 2021.

MOORE, M. G. Editorial: Three types of interaction. American Journal of Distance Education, v.3, n.2, p.1-7, jan. 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08923648909526659 Acesso em: 20 out. 2021.

MOORE, M.G. Editorial: Distance education theory. American Journal of Distance Education, v. 5, n. 3, p. 1-6, set. 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08923649109526758. Acesso em: 18 out. 2021.

MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, Desmond Princípios Teóricos de Educação a Distância. Tradução de Wilson Azevedo e revisão de tradução de José Manuel da Silva, 1993, 16 p. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Publisher: Associação Brasileira de Educação a Distância São Paulo, v. 1, 2002. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v1i0.111. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/111. Acesso em: 19 out. 2021.

MOORE, M. G. A teoria da distância transacional. In: MOORE M. Gr.; DIEHL, W. C. (ed.). Manual de educação a distância. 4. ed. jul. 2019, p. 32-46, 606 p. Nova York (NY): Routledge. eBook ISBN9781315296135. Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315296135. Acesso em: 29 out. 2021.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance education: a systems view of online learning. Belmont, CA, Wadsworth Cengage Learning, 2012, 361 p., (paperback), ISBN: 978-1-111-52099-1. Educational Review, Belmont, California, v. 72, n. 6, maio 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00131911.2020.1766204. Acesso em: 26 out. 2021.

NEDUNGADI, P. et al. Pedagogical Support for Collaborative Development of Virtual and Remote Labs: Amrita VLCAP. In: Michael, E. A. et al. (ed.). Springer International Publishing AG, part of Springer Nature. Cyber-Physical Laboratories in Engineering and Science Education, p. 219-240, Springer 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-76935-6_9. Acesso em: 22 out. 2021.

OMS. Doença por coronavírus (COVID-19) organização de saúde mundial pandêmica 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo

https://lunetas.com.br/autismo-no-censo/. Acesso em: 17 out. 2021.

PASCALIS, T.; WOLF, M.; FRERICH, S. Remote Lab meets Virtual Reality – Enabling immersive access to high tech laboratories from afar. Procedia Manufacturing, v. 43, p. 25-31, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.promfg.2020.02.104. Acesso em: 25 out. 2021.

QAYYUM, A.; ZAWACKI-RICHTER, O. (ed.). Open and distance education in Australia, Europe, and the Americas: National perspectives in a digital age, Chapter 1, p.1-8, 2018, 131 p. Singapore: Springer Nature. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-13-0298-5. Acesso em: 26 out. 2021.

ROACH, V. A.; ATARDI, S. M. Doze dicas para aplicar a Teoria da Distância Transacional de Moore para otimizar o ensino online. Professor de Medicina, p. 1-7, abril 2021. Disponível: doi: 10.1080/0142159x.2021.1913279. Acesso em: 19 out. 2021.

SEAMAN, Julia. E.; ALLEN, I. E.; SEAMAN, Jeff. Grade increase. Tracking distance education in the United States. Babson Park (MA): Babson Survey Research Group, 2018. Disponível em: https://onlinelearningsurvey.com/reports/gradeincrease.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SHI, Y. et al. Uma IoT vestível experimental para gerenciamento do autismo baseado em dados. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS E REDES DE COMUNICAÇÃO (COMSNETS), 9. Anais [...]. Bengaluru, India, jan. 2017, p. 468-471. Disponível em: https://doi.org/10.1109/comsnets.2017.7945435. Acesso em: 28 out. 2021.

THO, S. W.; YEUNG, Y.-Y. Technology-enhanced science learning through remote laboratory: System design and pilot implementation in tertiary education. Australasian Journal of Educational Technology, Melbourne, Australia, v. 32, n. 3, p. 96-111, jul. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.2203. Acesso em: 19 out. 2021.

TIRADO-MORUETA, R. et al. Exploratory study of the acceptance of two individual practical classes with remote labs, 2018. European Journal of Engineering Education, v. 43, n. 2, p. 278-295, Published online: 17 Aug 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03043797.2017.1363719. Acesso em: 10 out. 2021.

TULHA, C. N.; CARVALHO, M. A. G.; COLUCI, V. R. Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Informática na educação: teoria & prática, v. 22, n. 2, out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-1654.90543. Acesso em: 18 out. 2021.

VOSS, C. et al. Superpower glass: delivering unobtrusive real-time social cues in wearable systems, 2016. UBICOMP ‘16: ACM INTERNATIONAL JOINT CONFERENCE ON PERVASIVE AND UBIQUITOUS COMPUTING: ADJUNCT, 16. Proceedings […]. Heidelberg, Germany, p. 1218-1226., Sept. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2968219.2968310. Acesso em: 4 out. 2021.

WEI, J. et al. Understanding interactions in face-to-face and remote undergraduate science laboratories: a literature review. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research, v. 1, n. 14, dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s43031-019-0015-8. Acesso em: 26 out. 2021.

WICK, C. F. et al. Requisitos para projetos de computação vestível para crianças autistas com base no Design Centrado no Humano. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 122-136, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2316796309172020122. Acesso em: 24 out. 2021.

ZAPPATORE, M.; LONGO, A.; BOCHICCHIO, M. A. A coleção de referência bibliográfica GRC2014 para a comunidade de Pesquisa de Laboratório Online. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENGENHARIA REMOTA E INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL (REV), 12. 2015. Anais [...]. Bangkok, Tailândia, p. 24-31, abr. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1109/REV.2015.7087258. Acesso em: 18 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-02-14

Como Citar

Batista de Souza, L., Ribeiro Brito , G. L. ., Veloso Barbosa, G. ., da Costa Nunes, S. G. ., & Luiz Zambalde, A. (2023). REVISÃO NARRATIVA DO USO DE LABORATÓRIOS REMOTOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA À LUZ DA TEORIA DA DISTÂNCIA TRANSACIONAL. Revista Conhecimento Online, 1, 193–211. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3021

Edição

Seção

Artigos Livres