VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS SECOS DE HYPERICUM PERFORATUM L.
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.247Resumen
O Hypericum perforatum L. é uma planta herbácea largamente empregada para a produção de medicamentos fitoterápicos, sendo utilizada no tratamento da depressão leve a moderada como uma alternativa eficaz aos antidepressivos sintéticos. O controle de qualidade das matérias-primas vegetais é de suma importância, uma vez que garante ao consumidor a eficácia, a segurança e a qualidade do produto final. No presente trabalho, realizou-se controle de qualidade físico-químico e biológico de amostras de extratos secos de H. perforatum, provindas de farmácias de manipulação da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Os resultados quanto às análises de identificação organoléptica, cromatografia em camada delgada e doseamento do teor de hipericinas totais em UV estiveram dentro dos parâmetros de conformidade. Porém, ensaios quanto à pesquisa de pureza, como o teor de cinzas totais, uma amostra apresentou limites fora da conformidade. Quanto à avaliação da atividade biológica, frente ao ensaio de labirinto em cruz elevado, os resultados não evidenciaram efeito ansiolítico ou ansiogênico em ratos Wistar.
Palavras-chave: Hypericum perforatum. Controle de qualidade. Labirinto em cruz elevado. Ansiedade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.