DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A SAÚDE COLETIVA COMO CENÁRIO DE PRÁTICA

Autores/as

  • Carlos Padalirio Borges de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.220

Resumen

A dramatização vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprender juntos. O profissional de saúde com esse perfil é capaz de atuar no Sistema Único de Saúde articulado com o contexto social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a metodologia ativa de ensino-aprendizagem da dramatização nos cenários de prática da saúde coletiva nas graduações em saúde. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória. O método de análise de dados, acompanhando o enfoque da pesquisa qualitativa, foi o de análise de conteúdo. Durante a reflexão sobre a implantação do método ativo de ensino-aprendizagem da dramatização, foi possível analisar os seguintes aspectos: estratégia da dramatização inserida no cenário da saúde coletiva; orientação discente; reorientação da formação e assistência. Concluiu-se que a estratégia de ensino da dramatização no processo de ensino-aprendizagem pontua-se como fundamental no exercício da docência, sendo uma estratégia pedagógica de suma importância no desenvolvimento de competências profissionais.

Palavras-chave: Ensino superior. Saúde coletiva. Dramatização.

Publicado

2013-10-10

Cómo citar

Almeida, C. P. B. de. (2013). DRAMATIZAÇÃO COMO MÉTODO ATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A SAÚDE COLETIVA COMO CENÁRIO DE PRÁTICA. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.220

Número

Sección

Artigos Livres