XILOGRAVURA E MONOTIPIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO: MARCAS E MEMÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.214Resumen
O presente artigo discorre sobre gravura, particularmente monotipia e xilogravura no contexto da arte/educação. São nele apresentados os dados da pesquisa de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais, feita através do PIBID ─ Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ─ subprojeto Artes Visuais, na Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel, em Novo Hamburgo. O PIBID, programa vinculado à CAPES, tem por objetivo apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, contribuindo na formação de professores e na melhoria da qualidade da Educação Básica. Neste trabalho, é apresentado o processo de criação desenvolvido pelo grupo de alunos que frequentou as oficinas, tendo sido possível perceber que, em cada encontro, o grupo ficou envolvido com novas descobertas e possibilidades que a técnica enseja e como a pesquisa possibilitou uma ampliação de conhecimento e percepção em relação à arte, à educação e à autora.
Palavras chave: Gravura. Monotipia. Xilogravura. Arte. Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.