HOJE TEM AULA DE HISTÓRIA! PRÁTICA DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO NO ESPAÇO ESCOLAR PÚBLICO

Autores/as

  • Tiago Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.210

Resumen

O objetivo deste estudo é elaborar uma análise sobre a construção do pertencimento identitário no espaço escolar público através do ensino de História. Busca-se pensar acerca das práticas pedagógicas que viabilizam uma identidade cultural no interior da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de Sapiranga, RS. Entendendo a identidade como uma construção social (CUCHE, 2002), buscar-se-á identificar e analisar as atividades no componente curricular de História que fortalecem essa perspectiva de pertencimento ao espaço público, desde seu planejamento, passando à sua recepção pelos educandos, até os resultados produzidos. Partindo da pesquisa etnográfica, serão analisadas as ações pedagógicas produzidas no âmago do espaço escolar em evidência neste estudo, tendo em vista os elementos culturais que aproximam o aluno da escola supracitada.
Palavras-chave: História. Educação. Identidade. Práticas pedagógicas.

Publicado

2014-04-08

Cómo citar

Silva, T. (2014). HOJE TEM AULA DE HISTÓRIA! PRÁTICA DOCENTE E CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO NO ESPAÇO ESCOLAR PÚBLICO. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.210

Número

Sección

Artigos Livres