ASSESSORIA EM PSICOLOGIA JURÍDICA: ANÁLISE DE DEMANDAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.204Resumen
O presente trabalho buscou analisar a demanda de atendimentos realizados através da assessoria da equipe de Psicologia Jurídica do Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale (CIP)3 ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição, que tem como objetivo assessorar os operadores do Direito nos conhecimentos da Psicologia, no sentido de aliviar a ansiedade dos seus clientes, promovendo espaços que viabilizem, sempre que possível, processos de mediação. Buscou-se investigar, a partir das fichas de atendimentos, os tipos de atendimentos que mais foram realizados pela equipe de Psicologia Jurídica durante o período de março/2009 a junho/2011, para, com base nesses dados, mapear a demanda existente e avaliar as possibilidades de atendimento de forma mais condizente com as necessidades de seu público-alvo. Conclui-se, a partir dos dados levantados, que as intervenções da assessoria em Psicologia Jurídica devem se manter voltadas às questões de família, reforçando suas intervenções no sentido de auxiliar estas em sua organização, a fim de contribuir para que esses momentos despertem o potencial transformador que as crises podem gerar nas famílias.
Palavras Chave: Psicologia Jurídica. Mediação. Análise de demanda.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.