OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ACERCA DE SUA UTILIZAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1865Resumen
RESUMO
Os Objetos de Aprendizagem podem ser poderosos instrumentos digitais educacionais para o âmbito escolar, visto sua potencialidade de utilização nos mais diversos conteúdos e níveis de ensino. Desse modo, este artigo visa a identificar quais as áreas de conhecimento estão utilizando os Objetos de Aprendizagem como instrumentos auxiliadores no processo de ensino e de aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, utilizando as etapas da Revisão Sistemática de Literatura para a coleta dos dados. Utilizou-se, para a análise, as dissertações dos programas profissionais de pós-graduação na área de Ensino, listados na plataforma Sucupira. Como resultados, foram analisados 82 programas e 5823 trabalhos, sendo que somente 34 (0,58%) abordavam a temática Objetos de Aprendizagem como foco de trabalho. Verificou-se também que a área de maior incidência nesta pesquisa foi a de Matemática/Probabilidade e Estatística. Ressaltam-se poucos trabalhos, considerando o montante analisado.
Palavras-chave: Ensino e Tecnologia. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.
ABSTRACT
Learning objects can be powerful digital educational tools for the school environment, given their potential use in the most diverse contents and levels of education. Thus, this paper aims to identify which areas of knowledge are using the Learning Objects as auxiliary tools in the teaching and learning process. The methodological approach used was qualitative, using the steps of the Systematic Literature Review for the data collection, the dissertations of the graduation program in Teaching area were used for the analysis, listed in the Sucupira platform. As a result, 82 programs and 5823 works were analyzed, and only 34 (0.58%) addressed the subject of Learning Objects as a focus of this work, it was also verified that the area of greatest incidence in this research was Mathematics / Probability and Statistics, few works are highlighted, considering the amount analyzed.
Keywords: Teaching and Technology. Information and Communications Technology. Teaching
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.